Pessoa, Ana MariaPoucochinho, Ana Mafalda Camilo2018-12-122018-12-122018-112018-12http://hdl.handle.net/10400.26/25266Este estudo tem como objetivo refletir sobre a utilização de recursos pedagógicos scripto-visuais, no ensino da História e da Geografia de Portugal, numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para elaborar esta investigação, optei por uma abordagem qualitativa, de cariz interpretativo, a partir duma experiência de ensino. Foram realizados três momentos de implementação de diferentes estratégias: em dois deles foram utilizados recursos scripto e, num outro, recursos visuais. Todos eles abordaram conteúdos do currículo, no que diz respeito à História e à Geografia de Portugal.This study aimed at reflecting on the use of pedagogical scripto-visuals resources on History and Geography of Portugal, teaching in a 4th class of 1st cycle of Basic Education. To perform this work, I opted for a qualitative approach, at interpretative level, based on an educational experiment. There were three different strategies implemented: in two of them there were used scripto resources and in the other it was used visual resources. All of them addressed curriculum contents of History na Geography of Portugal.porRecursos pedagógicosRecursos Scripto-visuaisEnsino da História e da Geografia de Portugal no 1º Ciclo do Ensino BásicoPedagogical resourcesScripto-visuals resourcesHistory and Geography of Portugal teaching on 1st Cycle of Basic EducationA utilização de recursos scripto-visuais no ensino da História e da Geografia de Portugalmaster thesis202160289