Mena, RicardoTeixeira, David Miguel Mestre2022-07-132022-07-132022-06-07http://hdl.handle.net/10400.26/41325Nos últimos anos verificou-se um aumento exponencial da escassez de talento, em Portugal e no mundo, referente a vários setores. Esta situação contrasta com o aumento da procura destes profissionais, e coloca as empresas numa situação particularmente delicada. Quem não compreender a importância da atração e retenção de talento, na atualidade dos setores, poderá não ter um futuro risonho. Neste sentido, revela-se fulcral definir e desenvolver a Employer Brand de modo que esta atração seja natural, ponderada e não forçada. Uma organização com uma marca forte, tanto para o exterior, como para o interior, está mais perto de ultrapassar o problema da escassez de talento e da consequente “canibalização” de recursos entre empresas. Num período em que vivemos uma autêntica “guerra” por talento, o Employer Branding é reconhecido como uma vantagem competitiva para atrair e reter talento nas organizações, tendo vindo a recolher cada vez mais importância no mundo empresarial e académico. Paralelamente, surgem soluções que vão permitir amenizar esta escassez de recursos humanos qualificados. Esta proposta aqui descrita, o programa “SWitCH”, é um curso de requalificação profissional que irá permitir a profissionais de diversas áreas, se requalificarem em TI, e integrarem o mercado de trabalho de uma forma rápida e eficaz, respondendo às necessidades das empresas. O propósito deste relatório é compreender o impacto do programa SWitCH, nas empresas associadas da Porto Tech Hub, a Associação Tecnológica do Porto e, para isso, incidiu a investigação num estudo de caso. Mais especificamente, refletir sobre o SWitCH como uma estratégia de EB, perceber em quê e como é que o SWitCH contribui positivamente para estas empresas e a sua importância, analisar de forma detalhada o programa, e recolher algumas recomendações, percebendo posteriormente quais são os desafios futuros. Os resultados obtidos neste relatório contribuirão, certamente, para a Porto Tech Hub e para as suas empresas associadas, pois vão permitir analisar a importância de pensar em estratégias alternativas para as empresas, e perceber de que forma será possível melhorar o programa, com vista à satisfação das necessidades sentidas atualmente, tendo em conta a escassez de recursos.porMarketing internoEmployer brandingSWitCHEstratégias de employer branding em TI: O estudo de caso do SWitCHmaster thesis203035984