Raminhos, Manuela2013-04-182013-04-182012Raminhos, M.J. (2012). Os interesses e aptidões dos jovens com dificuldades intelectuais. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.http://hdl.handle.net/10400.26/3941Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2012."O presente projecto de investigação pretendeu estudar a resposta educativa aos interesses/aptidões dos alunos com dificuldades intelectuais que frequentam a Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro de Vila Viçosa. A abordagem teórica debruça-se sobre o tema das Necessidades Educativas Especiais- dificuldades intelectuais, reflecte acerca da educação inclusiva e foca a atenção na transição para a vida activa, assim como na importância do conhecimento das aptidões/interesses dos jovens com dificuldades intelectuais. As temáticas em análise no quadro teórico permitiram o abrir de portas para novos conhecimentos acerca das necessidades educativas especiais, tendo em conta a opinião dos mais diversos autores. O modelo de investigação-acção enquadra metodologicamente este estudo que procurou fazer o levantamento dos interesses e aptidões desses alunos. A recolha de dados foi realizada através da aplicação de questionários e de entrevistas. A amostra foi composta por dez alunos com dificuldades intelectuais e dois professores da escola Secundária Públia Hortênsia de Castro. Através desta pesquisa identificaram-se as barreiras que a escola em estudo enfrenta, como o insuficiente número de professores de Educação Especial e técnicos da área da psicologia. Verificou-se também a dificuldade em envolver empresas locais, para a integração de jovens em processo de transição para a vida activa. A análise dos questionários tornou possível o conhecimento de inúmeras actividades do interesse dos alunos, assim como dos sonhos que todos gostariam de ver realizados."porDificuldades intelectuaisAptidões/interessesEscola inclusivaTransição para a vida activaOs interesses e aptidões dos jovens com dificuldades intelectuaismaster thesis