Barata, HugoPóvoas, Ivanoela do Nascimento2025-01-292025-01-292024-12http://hdl.handle.net/10400.26/54074O debate sobre a arquivística, ciência que estuda os arquivos e suas funções tem vindo a contribuir para a compreensão da importância e da transversalidade que o arquivo tem nas diferentes áreas da sociedade. Reflexão esta que está subjacente ao tema escolhido para estudo e que se materializa no projeto de investigação e intervenção que tem como princípio orientador, promover a articulação entre as práticas artísticas e o arquivo, de modo a torná-lo mais imaginativo na construção da democracia através da divulgação do património cultural e assim comprometer-se ainda mais com as politicas educacional, social e cultural, cuja mediação se apresenta como uma ferramenta pedagógica capaz de incluir diferentes públicos colocando-o no centro das práticas artísticas, privilegiando a interação e a interrelação com a imagem , com o objeto, com os outros e assim contribuindo para a educação não formal e inclusiva. Este estudo pode ser percebido como uma tese para reflexão sobre o arquivo transformado em práticas artísticas, explorando a mediação que proporciona a expressão participativa e assenta numa metodologia de investigação-ação e de pesquisa baseada em arte. É um estudo de cariz qualitativo, indutivo e interpretativo, no qual os dados se vão produzindo e cuja análise se baseia na correlação dos resultados através da transversalidade de diferentes técnicas e estratégias de recolha e tratamento dos dados. Pretende-se assim, numa dialética entre arquivo e práticas artísticas, poder contribuir para uma reflexão sobre que abordagens possíveis para uma educação não formal e mais inclusiva na construção de uma sociedade mais democrática, justa e transparente.The debate on archives, the science that studies archives and their comptencies, has contributed to na understanding of the importance and cross cutting nature of archives in diferente áreas of society . This idea about the archive transformed into artisitic practises, underlier the theme chosen for study, which is materialised in the researche and into an interventional project whose guidlines and principls are to promote the articulation between artistic practices and the archive as a process, in order to make it more imaginative in the development of democracy ,through the diffusion of cultural heritage and thus become even more committed to educational, social and cultural policies, where mediation becomes a pedagogical and fundamental tool capable of including diferente audiences by placing them atthe centre of the artistic practicces. It favours interaction and interrelatonship with the image, the object ant the others, thus contributing to no-formal and inclusive education. This Study can be understood as a thesis for reflection on the archive transformed into artistic practices, exploring the mediation with participatory expression and also exploring the mediation that participatory expression provides, It is a study supported by an action-research and art-based research methodology, in which the data is gradually produced and is therefore qualitative, inducive and interpretative, the analyses of which is based on the correlatioon of results through the transversality of diferente techniques and strategies for collecting and processing data. The intention is to contribute to a dialectic between archives and artistic practices, to be able to contribute to a reflection on possible approaches to non-formal and more .inclusive education in the pursuit of a more democratic, just and transparent society.porEducação nãoformalPráticas artísticasInclusãoArquivoNon formal educationArtistic practicesInclusionO arquivo e as práticas artísticas: contributos para uma educação não formal e inclusiva no Arquivo Municipal de Setúbalmaster thesis203794826