Pires, A.M.R.Lourenço, Rodrigo Teixeira2022-02-102022-02-102011Pires, A. R., & Lourenço, R. (2011). Sistemas de gestão da qualidade em instituições de ensino superior: Questões de implementação. TMQ – Qualidade, 2, 251-273.2183-0940http://hdl.handle.net/10400.26/39290As experiências disponíveis na implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) em Instituições de Ensino Superior (IES) eviden- ciam grandes dificuldades, pelo menos, na gestão dos processos chave de ensino e aprendizagem, ficando muitas vezes confinadas aos processos de suporte. Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre a abordagem escolhida pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), na concepção e implementação de um SGQ. Para o efeito, foi seguida uma abordagem por processos (Pires e Lou- renço, 2010). Em primeiro lugar, é estabelecido um quadro teórico e conceptual, o qual aju- dou a esclarecer abordagens e a justificar prioridades. Alguns conceitos, difi- culdades e mitos são identificados e caracterizados. Em segundo lugar, é tipificada uma abordagem, para a implementação de um SGQ, apoiada na experiência recente do IPS, não tendo, no entanto, a preo- cupação de a descrever de forma próxima, mas sim a preocupação de ser útil a outras IES. Por último, são apresentadas algumas conclusões sobre o percurso, bem como adiantadas recomendações.Current experiences in Quality Management System (QMS) imple- mentation in higher education institutions (HEIs) have demonstrated huge diffi- culties in managing the key process of teaching-learning, often at the level of administrative processes. In this paper, the approach to QMS design and implementation in the Poly- technic Institute of Setúbal (IPS) is presented. A process management pers- pective is adopted (Pires & Lourenço, 2010). Firstly, a theoretical and conceptual framework is established which helped to select approaches and to justify priorities. Some concepts, difficulties and myths are also identified and characterized. Secondly, an implementation strategy is typified based on the recent expe- rience in IPS, bearing in mind the applicability to other HEIs. Finally, conclusions and some recommendations are presented and discussed.porQualidadeEnsino SuperiorMudançaProcessosQualityHigher EducationChangeProcessesSistemas de gestão da qualidade em instituições de ensino superior: questões de implementaçãojournal article