Cruz,, Catarina Maria Neto da, 1981-Martins,, Nuno LopesGarcia, Ana Alexandra Gonçalves2025-11-142025-11-142025-10-07http://hdl.handle.net/10400.26/59763A Álgebra, assim como o pensamento algébrico, destacam-se nas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, atualmente em vigor, nesse sentido, houve interesse em desenvolver um estudo que permitisse percecionar o desempenho de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução de problemas que envolveram esta temática. No âmbito do estudo desenvolvido, foi realizada uma investigação de natureza mista e de índole interpretativo. O presente documento, caracteriza também o processo de estágio realizado em 1.º Ciclo do Ensino Básico, complementado de uma reflexão crítica e sustentada sobre o seu contributo para o desenvolvimento pessoal e profissional da futura professora. O Relatório Final contempla duas partes essenciais, nomeadamente, a caracterização e análise reflexiva do contexto e processo de estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico e a Componente Investigativa.Algebra, as well as algebraic thinking, are emphasized in the Essential Mathematics Learning Standards for the 1st Cycle of Basic Education, currently in effect. In this context, a study was developed to assess the performance of 3rd-year students in solving problems related to this topic. The research conducted followed a mixed-methods approach with an interpretative nature. This document also describes the internship process carried out in the 1st Cycle of Basic Education, complemented by a critical and well-founded reflection on its contribution to the personal and professional development of the future teacher. The Final Report includes two main parts: the characterization and reflective analysis of the internship context and process in the 1st Cycle of Basic Education, and the Research ComponentporPensamento AlgébricoResolução de ProblemasSequências e RegularidadesCapacidades Matemáticas1.º Ciclo do Ensino BásicoAlgebraic ThinkingProblem SolvingMathematical Representations1st Cycle of Basic EducationMathematical AbilitiesPensamento algébrico no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo com crianças do 3.º ano de escolaridademaster thesis204048656