Moreira, Luís Filipe CunhaBrust, Fabio Rücker2019-05-172019-05-172018-10http://hdl.handle.net/10400.26/28541O título de um livro é uma das principais formas de uma capa comunicar-se com o leitor e, através de seu design, é possível atingir resultados gráfi cos que podem se aproximar ou distanciar do conteúdo da obra. Para conhecer melhor a arte do título quando feito à mão, este trabalho descreve os seis meses de estágio realizados pelo autor no Grupo LeYa, maior grupo editorial português, e faz uma ponte entre esta experiência e o tema deste relatório. Segue-se para a teoria acerca da capa do livro, a importância do título neste contexto e as formas com que o título feito à mão se correlaciona com a escrita à mão e a tipografi a, fatores importantíssimos na história do design gráfi co em vários níveis. Por fi m, é desenvolvido um capítulo no qual a problematização é levada à prática através de um questionário realizado com dois designers de títulos personalizados e uma análise de capas de livros com esta técnica gráfi ca. Com os resultados apreendidos ao longo desta etapa do trabalho, foi possível determinar a importância do título feito à mão e suas qualidades capazes de torná-lo único e díspar com relação ao feito com fontes tipográfi cas. palavras-chave: design editorial; título feito à mão; lettering; capa de livro; tipografi a.porDesign editorialTítulo feito à mãoLetteringCapa de livroTipografiaA arte do títuloO título feito à mão na capa de livromaster thesis202231054