Salomão, MiriamMartins, Ana Margarida Pereira2024-11-042024-11-042024-10-28http://hdl.handle.net/10400.26/52699O LinkedIn tem-se consolidado como uma das principais plataformas digital a serem utilizadas por empresas atuantes no ramo business to business (B2B). Oferecendo uma vasta série de recursos que permitem às empresas a construção de relacionamentos comerciais, demonstra-se também como a plataforma ideal para a geração de leads qualificados. Esta investigação explora o papel do LinkedIn no contexto de marketing digital para empresas B2B, tendo em conta que a plataforma oferece um ambiente propício para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital direcionadas para um público profissional, através da possibilidade de segmentação detalhada e da criação de conteúdo relevante. O LinkedIn tem como principais vantagens o networking qualificado, o conteúdo corporativo, as funcionalidades de anúncios pagos com uma maximização do retorno sobre o investimento (ROI) e uma análise de desempenho que incorpora métricas específicas, tais como o alcance e a interação com as publicações. A presente investigação também analisa casos de empresas reais que utilizam o LinkedIn no seu quotidiano como forma de aumentar a sua presença no mercado, demonstrando, na prática, aquelas que são as estratégias com mais sucesso na plataforma. O LinkedIn demonstra ser uma plataforma eficaz para pôr em prática estratégias de marketing digital para empresas B2B, pois promove não só a geração de leads qualificadas, mas também a criação de autoridade no mercado, permitido pela partilha de conteúdo relevante e interações geradas. Ao utilizar o LinkedIn pondo prática uma abordagem estratégica, as empresas B2B conseguem fortalecer as suas relações comerciais, gerar oportunidades de negócio e aumentar a visibilidade da marca, sem comprometer o seu caráter profissional.porLinkedInMarketing digitalEmpresasB2BGeração de leadsEstratégia de conteúdoSocial mediaO papel da utilização do LinkedIn como ferramenta de marketing digital para empresas B2Bmaster thesis203717236