Silva, Rosa Maria Marques Católico2015-12-232015-12-232015-01http://hdl.handle.net/10400.26/10598O presente trabalho tem como finalidade compreender o papel que a Família, com as suas atitudes, desempenha no processo de desenvolvimento da autonomia do jovem portador de Síndrome de Asperger (SA), autonomia essa que não se pode dissociar do processo de socialização do mesmo. Para alcançarmos a finalidade proposta, organizámos o nosso trabalho em duas partes: a fundamentação teórica, baseada na leitura e consulta de obras de autores que são referência importante no domínio do Autismo e SA, e o trabalho de campo, parte empírica que nos apresenta todo o trabalho realizado na recolha e análise de dados relevantes ao nosso estudo. Neste estudo de dois casos em que os participantes que constituem a amostra são jovens portadores de SA, utilizámos como instrumentos de recolha de dados uma grelha de avaliação de comportamento adaptativo que nos fornece informações relativas à sua autonomia. Para averiguarmos de que modo procedem /procederam as respetivas progenitoras, no que à promoção da autonomia e socialização destes jovens diz respeito, utilizámos uma entrevista estruturada que fizemos a cada uma delas.porNecessidades Educativas EspeciaisSíndrome de AspergerAutismoFamiliaO papel da familia no desenvolvimento da autonomia do portador de sindrome de Aspergermaster thesis201198690