Coelho, Ana2023-10-192023-10-192009http://hdl.handle.net/10400.26/47356Neste artigo apresentam-se dados extraídos de uma investigação mais ampla que pretendeu indagar o modo como educadoras em Creche compreendem as suas práticas e contextos de práticas. Essa investigação foi realizada através de uma abordagem qualitativa, a Grounded Theory (Glaser & Strauss, 1967), tendo sido utilizada a entrevista em profundidade como principal método de recolha de dados. A definição do grupo de estudo seguiu os princípios de amostragem teórica, pelo que a inclusão de novos casos foi determinada pelas questões emergentes da análise dos casos iniciais, tendo em vista aumentar a diversidade e contrastar os dados, seguindo os procedimentos do método de comparação constante (Glaser & Strauss, 1967). Participaram neste estudo 14 educadoras a exercerem funções em Creche, tendo sido cada uma delas entrevistada pelo menos 3 vezes. O processo de recolha e análise dos dados conduziu à formulação de um modelo compreensivo das suas conceptualizações (crenças e teorias implícitas) acerca da Educação e Cuidados nesse contexto. Neste artigo apresentamos dados relativos às conceptualizações das educadoras em relação à dimensão educacional da sua prática em Creche.porIntencionalização educativa em crechejournal article