Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Loff, Philippe Bernard, 1955-Carvalho, Patrícia Gonçalves2016-04-122016-04-122014http://hdl.handle.net/10400.26/13105A criança deve ter um papel ativo na sua aprendizagem, como tal é imprescindível que desde cedo sejam proporcionadas oportunidades para escutar e perceber o que as mesmas nos têm para dizer. Só assim é possível criar ambientes educativos promotores de novas aprendizagens, em que o interesse e o bem-estar das crianças são evidentes. O presente relatório pretende descrever e aprofundar a reflexão sobre a ação educativa experienciada num contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo de Ensino Básico. Apesar de ciclos de ensino diferentes, numa relação onde a comunicação ocupou um lugar muito especial, nestas duas experiências foi adotada a metodologia de trabalho de projeto. Sustentada na pedagogia de participação, a nossa prática procurou promover uma aprendizagem ativa, centrada na criança, e favorecer o desenvolvimento das diferentes áreas do saber numa perspetiva integrada, conforme os contextos. Foi nosso propósito contribuir para o desenvolvimento integral da criança de acordo com os seus interesses e necessidades. Para tal, a nossa ação educativa foi orientada segundo uma metodologia de investigação-ação, em que a procura de resposta para questões relacionadas com a prática profissional e a (re)construção de saberes foi constante. Considerando a criança competente, neste trabalho é ainda apresentado um exercício de investigação, realizado através de uma abordagem qualitativa (Grounded theory), que procura compreender as perspetivas das crianças relativamente às suas experiências vivenciadas no contexto do Jardim-de-Infância/Escola, tal como a sua perceção relativamente à importância e às razões para a sua frequência.porPráticas EducativasPrática PedagógicaEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloA comunicação no processo de ensino-aprendizagem entre crianças e entre intervenientes educativosmaster thesis201335271