Carla RêgoElsa MurtaTeixeira, Susana Patrícia Ribeiro2014-03-052014-03-052012http://hdl.handle.net/10400.26/5895A concretização deste relatório surge como resultado do estágio curricular do Mestrado em conservação e restauro, do Instituto Politécnico de Tomar, efectuado no DCR-IMC (Departamento de Conservação e Restauro do Instituto do Museus e da Conservação), na vertente de escultura em madeira policromada. O estágio teve como princípio o estudo e intervenção de três obras, que se revelaram completamente distintas quanto às suas características e problemas apresentados. A primeira, a obra principal de estudo, trata-se de um São Roque, uma escultura em madeira policromada e estofada, do séc. XVIII, pertencente ao Núcleo Museológico do RI 14 (Regimento de Infantaria Nº 14), em Viseu. A segunda, uma escultura medieval - Virgem Entronizada com o Menino, em madeira e tela encolada e policromada, da Coleção Comandante Ernesto Vilhena, e por último, um Presépio em barro policromado, do séc. XVIII, de António Ferreira. Ambas, provêm do MNAA (Museu Nacional de Arte Antiga). Assim, o relatório encontra-se dividido em três capítulos, cada um respeitante a uma obra diferente, segundo a ordem anteriormente mencionada.porConservação e restauroEscultura barrocaSão RoqueVirgem entronizada com o meninoEscultura medievalPresépio em barro policromadoS. Roqueestudo iconográfico, material, técnico e estético de uma escultura da época barrocamaster thesis201827875