Riscado, Maria Leonor Crespo Ramos, 1959-Campos, Lídia Maria Ferreira Brás de2016-03-172016-03-172012http://hdl.handle.net/10400.26/12497O objetivo deste estudo é provar que se podem ler obras integrais de Maria Alberta Menéres no primeiro ciclo porque aos alunos as compreendem e os ajuda a desenvolver as suas competências linguísticas, as competências de leitura e escrita e a sua criatividade. A metodologia seguida foi a leitura autónoma, pelos alunos, na escola ou em casa de algumas obras da autora e posteriormente o preenchimento de guiões de leitura, por mim elaborados, e apresentação de um dos livros que leram à turma. O preenchimento destes guiões e a apresentação do livro visavam aferir a compreensão da obra e a utilização de vocabulário e estruturas frásicas utilizadas pela autora em posteriores produções textuais escritas (nos guiões) ou orais (na apresentação para a turma). Foram também realizados inquéritos a professores do primeiro ciclo para averiguar o seu conhecimento da obra da autora, a sua utilização em contexto de sala de aula e a sua opinião sobre a utilização ou não da obra integral com os alunos. Os resultados obtidos vieram provar a importância que este tipo de leituras tem no desenvolvimento do nível de literacia dos nossos alunos pois permite-lhes um maior desenvolvimento linguístico nas suas vertentes lexical e sintática o que consequentemente leva a um melhor desempenho na dimensão textual (quer a nível da interpretação de textos lidos quer a nível da escrita autónoma ou orientada). Deste estudo pode concluir-se que a leitura das obras desta autora, mesmo só com carácter lúdico, nesta faixa etária, é perfeitamente acessível, desenvolve e diversifica o vocabulário, desperta a imaginação, criatividade e ordenação lógica das ideias dos alunos para a escrita de novas aventuras com maior valor linguístico.porLinguísticaAnálise de DiscursoLiteratura InfantilEnsino Básico 1º CicloA obra de Maria Alberta Menéres no 1º ciclo e o desenvolvimento linguísticomaster thesis