Orvalho, João Gilberto de Matos, 1962-Correia, Daniela Sofia de Andrade2017-10-202017-10-202017http://hdl.handle.net/10400.26/19093Este relatório documenta o estudo das potencialidades que a tecnologia de reconhecimento de voz tem quando utilizada nos videojogos, tanto a nível da interface do utilizador como a nível da imersividade, podendo comparar as vantagens e desvantagens desta técnologia. O objectivo desta pesquisa foi perceber porque é que o reconhecimento de voz não é mais utilizado na indústria de videojogos, visto que esta tecnologia não é recente e tem a capacidade de simplificar a utilização de um jogo, diminuindo o lixo visual ao manter a interface mais limpa e tornando o gameplay mais imersivo. Pretendo compreender como e se esta tecnologia consegue realmente melhorar os videojogos e a experiência dos jogadores, tendo por finalidade especificar as situações que aceitam o reconhecimento de voz como solução e aquelas em que esta tecnologia poderá piorar a experiência ao jogador. Através de dois jogos e com a ajuda da participação de dez voluntários, foram feitos testes para entender as dificuldades e obstaculos que o utilizador sente ao utilizar a voz como interacção com o jogo e quais os pontos onde este sentiu melhoria. Com estes testes e pesquisa, descobrimos, ao longo deste relatório, que o reconhecimento de voz é realmente uma tecnologia divertida e que ajuda a solucionar alguns problemas no desenvolvimento de um videojogo, caso este seja bem implementado, tendo criado uma lista de pontos-guia para ajudar a tornar o uso do reconhecimento de voz um sucesso nesta indústria de entertenimento.porVideojogos para ComputadorReconhecimento de VozImersividade nos JogosImersividade nos videojogos e suas interfaces: potencialidades do reconhecimento de vozmaster thesis201731797