Fernandes, J.Fernandes, J.L.2023-10-272023-10-272020http://hdl.handle.net/10400.26/47613Perante os desafios que se colocam hoje em dia aos estudantes do ensino superior e profissionais de amanhã, parece ser inequívoco que estes terão de ser construtores de conhecimento e de soluções que, para serem inovadoras, deverão conjugar abordagens, metodologias e conteúdos múltiplos e entrelaçados de forma única. Por isto mesmo, um capítulo dedicado à interdisciplinaridade é uma ocasião para elencar quais as competências que devem ser trabalhadas para enfrentar o novo milénio, mas ainda para sublinhar a complexidade inerente aos temas que urge resolver. O presente texto propõe, também, uma aplicação da interdisciplinaridade que é igualmente uma ilustração dos já referidos desafios de hoje e de um futuro próximo. Os exemplos das Ciências da Terra e do Espaço são emblemáticos porque condensam uma dose de conhecimento adquirido e consolidado com questões em aberto, cuja resposta vai poder ser dada, na medida em que diversas equipas, de proveniência científica distinta, vão conseguir comunicar entre si, gerar informação e conhecimento novos, e coordenar-se para um desígnio comum, em nome da ciência, da inovação e do desenvolvimento.porCiências da Terra e do Espaço,Competências para o séculoXXIInterdisciplinaridadeEarth and Space Sciences21stcentury skills and competencesInterdisciplinaryInterdisciplinaridade : exemplos da Terra ao Espaçojournal article