Santos, NatérciaCarvalho, Anabela Valente de2017-06-082017-06-082016-102017-06http://hdl.handle.net/10400.26/18495No mercado altamente competitivo dos dias de hoje e no clima económico incerto em que se vive, a qualidade tornou-se, em qualquer área de negócio, um fator de sucesso. O fator de decisão para o cliente depende frequentemente da qualidade do produto ou serviço de uma empresa. Assim, uma das formas das empresas demonstrarem aos clientes a sua capacidade para fornecer produtos e serviços de qualidade é disporem de um sistema de gestão da qualidade. As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), organizações de economia social, especializadas na ação social, refletem um papel muito importante para o Estado, bem como para a sociedade civil. O Instituto da Segurança Social (ISS, I.P.) criou Modelos de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais, e propõe às IPSS a implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade promovendo um levantamento exaustivo das atividades realizadas, um registo cronológico das mesmas e o processamento da informação recolhida de modo a que se possam identificar as não conformidades e avaliar a qualidade das instituições. O trabalho desenvolvido no presente projeto consistiu no desenvolvimento de uma contribuição através da criação de processos chave, instruções de trabalho e impressos para a implementação de um sistema de gestão da qualidade na Associação Amparo Familiar de Mira de Aire na resposta social Centro de Dia.porQualidadeSistema de gestão da qualidadeInstituições particulares de solidariedade socialModelo de avaliação da qualidade ISSCentro de diaContributo para a implementação de um sistema de gestão da qualidade no centro de dia na Associação Amparo Familiar de Mira de Airemaster thesis201824566