Covas, FilomenaVeiga, Feliciano Henriques2021-01-122021-01-122020-12-31Covas, F. & Veiga, F. (2020). Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico. Revista de Psicologia, Educação e Cultura 24(3), 7-19http://hdl.handle.net/10400.26/34665A presente pesquisa analisa as diferenças no envolvimento dos estudantes do Ensino Superior, definido como um processo de investimento motivacional na aprendizagem e na escola, em função das variáveis residência e ano académico. A amostra foi constituída por 715 estudantes tendo os dados sido recolhidos através de um inquérito on-line que incluiu a Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola, uma Escala Quadri-Dimensional. Na análise dos resultados em função da residência, foram encontradas diferenças significativas no envolvimento, favoráveis aos estudantes não deslocados e, em função do ano académico, favoráveis, na dimensão afetiva, ao primeiro ano face ao grupo finalista e, na dimensão agenciativa, aos finalistas relativamente ao grupo do segundo ano. Os resultados foram interpretados à luz da literatura revista.porEnvolvimento do estudante, Ensino superior, Residência, Ano académicoENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE EM FUNÇÃO DA RESIDÊNCIA E DO ANO ACADÉMICOjournal article