Cappelletti, MiltonFernandes, Vanessa da Silva2023-03-242023-03-242023-01http://hdl.handle.net/10400.26/44354Este trabalho é uma pesquisa referente à utilização dos algoritmos e da Inteligência Artificial nas redes sociais digitais. A comunicação deixou de ser o formato de um para muitos e começou a ser de muitos para muitos. O jornalismo passa por uma fase de transformação, as redações ganham profissionais de áreas diferentes da comunicação e são exigidas novas competências aos jornalistas. O combate à desinformação é um desafio que os meios de comunicação enfrentam diariamente. O consumo informativo cresce via mobile e os meios tradicionais deixam de ser a única fonte de consumo de conteúdos informativos para uma percentagem da população. A personalização dos feeds das redes sociais digitais geram as “bolhas de filtro” e junto a isso menor quantidade de informações sobre o mesmo tema chegam aos utilizadores. Através da pesquisa de metodologia quantitativa foi realizado um inquérito por questionário, o qual permitiu a recolha de dados sobre os hábitos de consumo de informação online, a perceção, atitudes e comportamentos sobre o uso de algoritmos e Inteligência Artificial no ecossistema mediático. De acordo com as respostas obtidas, nota-se que os utilizadores têm conhecimento sobre a personalização que acontece nos feeds das redes sociais digitais.This work is a research about the use of algorithms and Artificial Intelligence in digital networks. Communication is no longer a one-to-many format, but a many-to-many one. Journalism it is in an ongoing phase of transformation, the essays are gaining professionals from different areas and new skills are required of journalists. The fight against disinformation is a challenge that the media faces everyday. Information consumption grows via mobile and traditional media are no longer the only source of informative content. The personalization of social media feeds produces “filter bubbles” and together with that, less information of the same topic reaches users. Through the quantitative methodology research, a survey was carried out, which collected data on online consumption and the perception, attitudes and behaviors about the use of algorithms and Artificial Intelligence in the media ecosystem. Were also collected data about online privacy, seeking to understand users' concern about sharing personal data. According to the answers obtained, it is noted that users are aware of the personalization that takes place in the feeds of digital social networks.porInteligência artificialAlgoritmosJornalismoRedes sociais digitaisNotíciasBolhas de filtroOs algoritmos e as transformações no ecossistema mediático: implicações no jornalismomaster thesis203260538