Rodriguez,, Ana CarolinaFernandes, Andreia2025-04-232025-04-232025-01-17http://hdl.handle.net/10400.26/57719O presente relatório oferece uma visão abrangente e detalhada do percurso da estudante estagiária ao longo do estágio pedagógico. Com uma abordagem reflexiva e crítica, o documento explora todos os aspetos da Prática de Ensino Supervisionada, incluindo estratégias de planeamento, guia das aulas, avaliação, direção de turma e atividades de desporto escolar. A estrutura do relatório está dividida em quatro partes principais. A primeira seção descreve os objetivos e expetativas da formanda para o estágio, bem como o contexto e a caraterização da instituição de acolhimento, nomeadamente o Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António. É ainda destacada a caraterização das turmas acompanhadas ao longo do ano letivo. A segunda parte foca os processos de planeamento, ensino e avaliação utilizados. A terceira seção analisa os documentos orientadores da escola e relata as experiências vivenciadas nas atividades de desporto escolar, direção de turma e projetos desenvolvidos. Por fim, a quarta fase apresenta um estudo de investigação realizado na instituição de estágio, intitulado “As atitudes dos alunos sem deficiência do 6º, 7º e 10º anos de Vila Real de Santo António face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física”. Este estudo teve como objetivo principal comparar as atitudes dos alunos do Ensino Básico (6º e 7º ano) e Secundário (10º ano) face à inclusão de alunos com deficiência antes e depois da implementação de uma aula com uma modalidade paradesportiva, o voleibol sentado. O estudo também investigou possíveis diferenças nas atitudes dos alunos com base em variáveis sociodemográficas, como sexo, idade e ano de escolaridade. Este relatório reflete um trabalho rigoroso e comprometido, visando aprimorar as habilidades pedagógicas da estagiária e desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre a prática de ensino.porEducação físicaPrática de ensino supervisionadaAtitudesInclusãoAs atitudes dos alunos sem deficiência do 6º, 7º e 10º anos de Vila Real de Santo António face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação físicamaster thesis203872886