Dias, ÁlvaroLopes Gomes, Gualter Manuel2017-02-242017-02-242017-02-082017-01-17http://hdl.handle.net/10400.26/18045A metodologia Lean Thinking procura garantir o sucesso através da melhoria contínua organizacional. Ao invés dos objetivos da produção em massa, que configura elementos de quantidade para garantir os melhores resultados através das chamadas economias de escala, no pensamento Lean thinking, existe uma grande preocupação com a qualidade, consagrando no cliente e no saber fazer melhor, o seu objetivo, de forma a assegurar a criação e manutenção de processos de melhoria contínua que permitam garantir a satisfação do cliente. Face ao aumento generalizado dos custos na área da saúde, e nas exigências do cumprimento de padrões de qualidade, cada vez mais as organizações estão focadas em implementar medidas que permitam uma redução substancial sem alteração dos seus padrões de qualidade. A gestão de stocks pode ser entendida como um indicador de desempenho, pois além de procurar obter o melhor equilíbrio entre os custos e os serviços prestados, procura ao mesmo tempo obter um compromisso na redução dos custos em todas as atividades logísticas. Esta investigação visa a aplicação da metodologia Lean Thinking na gestão de desperdícios em organizações hospitalares, concretamente no que se refere à gestão de stocks, com o intuito de identificar e resolver problemas de desempenho associados a fontes de desperdícios e de melhorar o processo de reabastecimento para o próximo período de consumo. A aplicação prática da metodologia de kanban virtual à gestão de stocks permitiu comprovar a sua eficácia, uma vez que foi identificada uma redução significativa do valor do stock, conseguido através da eliminação de alguns artigos e da diminuição do stock médio dos outros, com uma redução do valor total de stock da ordem dos 52%.porLean thinking; Gestão de stocks; Setor hospitalar; LogísticaA Metodologia LEAN THINKING aplicada à Gestão de Stocks no Armazém manutenção do Hospital Santa Maria EPEmaster thesis201616394