Moreira, Adriano2011-09-202011-09-2020070870-757Xhttp://hdl.handle.net/10400.26/1230Este artigo propõe uma reflexão sobre o envolvimento do sistema militar português na rede de investigação e de ensino da União Europeia, no quadro do processo de Bolonha, advogando a sua especificidade no contexto do respeito pelos padrões de qualidade estabelecidos pela União. Reflectindo sobre o processo de reorganização em curso dos Institutos Superiores Militares e do Instituto da Defesa Nacional, defende uma solução que salvaguarde a especificidade da missão do Instituto da Defesa Nacional, embora no quadro de uma nova articulação com estas instituições de ensino das ciências militares. No âmbito mais vasto da educação para a cidadania, o autor defende a importância da contribuição do ensino da Segurança e Defesa para a formação de uma cultura de segurança em Portugal, como elemento indispensável a um desenvolvimento sustentado do país. Termina com a ideia de que o processo que envolve o ensino da Segurança e Defesa em Portugal deve ser assumido como um valor em si mesmo, como “despesas de soberania”, e não como um exercício lateral à manutenção da identidade soberana de Portugal.porEnsino superiorEnsino superior militarSegurançaDefesaReestruturaçãoEducaçãoCidadaniaCulturaDesenvolvimento sustentávelForças ArmadasSegurança e Defesa no Ensino Superiorjournal article