Brito Lopes, MaaliOliveira, Leonardo De Barros2023-12-312023-12-312023-12-31Lopes, M. & Barros, L. (2023)http://hdl.handle.net/10400.26/48618O presente estudo tem como objetivo verificar o potencial explicativo de variáveis positivas como indicadores de saúde mental no trabalho de 270 professores brasileiros. Foram utilizados um questionário demográfico, Escala de Forças de caráter, Escala de Satisfação com o Suporte Social, Escala de Autoeficácia no Trabalho e o Burnout Assessment Tool. Os resultados indicaram bons níveis de suporte social e autoeficácia docente. As principais forças de caráter pontuadas pelos professores foram: imparcialidade, gratidão, bondade, perseverança e amor ao aprendizado. Os resultados também apontam diferenças entre os grupos de dados sociodemográficos. As correlações corroboram com estudos anteriores nas quais foram encontradas associações positivas entre autoeficácia e forças de caráter e correlações negativas significativas entre essas variáveis e os fatores de burnout.porprofessores, psciologia positiva, burnoutSUPORTE SOCIAL, AUTOEFICÁCIA E FORÇAS DE CARÁTER COMO INDICADORES DE SAÚDE MENTAL POSITIVA EM PROFESSORESjournal articlehttp//doi.org/10.58086/18wv-hn59