Marques, Célio Gonçalo CardosoLouraço, Daniela Gonçalves Estevão2021-05-132021-05-132020-11http://hdl.handle.net/10400.26/36483O evoluir das tecnologias e o aumento da quantidade de informação partilhada, revolucionaram a forma como atuamos e pensamos, mas também a forma como criamos, partilhamos e guardamos conteúdos. Este cenário, tornou-se especialmente desafiante para as organizações públicas que, nas últimas décadas, reconheceram a importância de tornar a gestão pública mais tecnológica e modernizada. Perante esta realidade, muito contribuíram e continuam a contribuir os Sistemas de Gestão de Conteúdos (CMS), consideradas ferramentas de sustento e apoio à gestão do trabalho dos profissionais e dos procedimentos administrativos e de gestão que lhe estão associados. Dada a sua relevância, o presente estudo analisa a aceitação dos CMSs pelos profissionais dos municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), utilizando um modelo adaptado do Technology Acceptance Model (TAM), considerado o mais robusto na identificação dos determinantes da aceitação tecnológica. No processo de investigação, foi aplicado um questionário adaptado dos construtos do modelo, de forma a estabelecer conclusões sobre a aceitação dos CMSs pelos profissionais da CIMLT na execução das suas funções laborais. Para completar e contextualizar a investigação, foi efetuada uma entrevista ao responsável dos serviços informáticos da CIMLT, para esclarecer a génese do processo e a sua implementação. Concluiu-se que, a aceitação dos CMSs na CIMLT, é elevada em aspetos como perceção de utilidade, perceção de facilidade de utilização e relevância para o desempenho do trabalho, sendo a formação e a experiência, fatores potenciadores desta aceitação, mostrando-se fundamental a promoção e aplicação de ações de formação regulares. Continuar a promover e incentivar a utilização de tecnologias como os CMSs no setor público é essencial para a integração, eficiência e eficácia dos serviços prestados, mas sobretudo pela responsabilidade e transparência nas comunidades, ao permitir uma procura e usabilidade da informação e conteúdos, dinâmica, segura, atual e direta.porJoomlaSistemas de Gestão de ConteúdosGestão de Conteúdos OnlineSistemas de informaçãoMunicípiosComunidadeA aceitação dos sistemas de gestão de conteúdos nos municípiosUm estudo na Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejomaster thesis202581756