Campos, Maria do Rosário Castiço de, 1958-Portela, Marta Isabel Reis2021-05-202021-05-202021http://hdl.handle.net/10400.26/36552O Relatório que apresentamos implicou uma investigação que visa a conclusão do Mestrado de 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) do 2.º CEB da Escola Superior de Educação de Coimbra. Decorreu no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa II, com alunos do 5º ano de escolaridade. Teve como objetivo geral, compreender a importância da mobilização de recursos patrimoniais locais no ensino-aprendizagem da HGP do 2.º CEB e como objetivos específicos, compreender a relevância da História local na aprendizagem de conteúdos de HGP, compreender conceitos relacionados com o ensino da História tomando como referência acontecimentos da História local e valorizar testemunhos históricos do património local na aprendizagem da HGP. A investigação efetuada foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa, com base no método de investigação-ação. Nesse sentido, procurou-se que a investigação fosse fundamentada na ação, visando-se a intervenção dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, especificamente, na unidade didática “Portugal nos séculos XIII e XIV”, do programa do 5º ano de escolaridade. O recurso ao património de uma localidade promove a relação do aluno com o concreto, com o individual. Tomando-se como ponto de partida o património local, podem-se proporcionar ao aluno aprendizagens significativas, conforme se evidencia neste estudo.porRecursos PatrimoniaisHistória LocalIdade MédiaHistória e Geografia de PortugalÀ “descoberta” da história de Coimbra: a mobilização de recursos patrimoniais locais no ensino-aprendizagem da história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básicomaster thesis202720209