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Título: Influência dos Social Media no processo de tomada de decisão do estudante prosseguir de licenciatura para mestrado
Outros títulos: Estudo de caso na Universidade Europeia
Autor: Ramos, Rafael Nuno Alves
Palavras-chave: Social media
Processo de tomada de decisão
Comportamento do consumidor
Marketing relacional
Data de Defesa: 24-Jul-2015
Editora: Universidade Europeia - Laureate International Universities
Resumo: O processo de tomada de decisão do consumidor é, hoje em dia, também mediado de forma eletrónica. A realidade atual, é pautada pelos fenómenos digitais com força suficiente para influenciar a forma como o consumidor decide e compra, como é o caso do fenómeno Social Media. Hoje em dia ocupam um lugar de peso na vida dos cibernautas e permitem um nível de comunicação nunca antes visto, algo que vem diretamente influenciar comportamentos como o ROPO (Research Online Purchase Offline), que tendem a ser cada vez mais frequentes. O ensino superior em Portugal, a nível de mestrados, encontra-se num estado de acréscimo de candidatos bem como acréscimo de concorrência e, é nessa perspetiva, que este estudo pretende apurar se os Social Media são tidos em consideração e contribuem para a satisfação com a tomada de decisão de compra, de um mestrado nesta mesma instituição, a Universidade Europeia. Para tal, efetuou-se uma pesquisa quantitativa, através de um questionário aplicado a 76 indivíduos frequentadores de um mestrado na instituição. Os resultados mostraram que a maioria dos consumidores de mestrados na Universidade Europeia recorreu aos Social Media no seu processo de tomada de decisão, contudo apenas a avaliação das alternativas nos Social Media revelou ter uma influência positiva no processo. A confiança nas fontes que influenciam esse processo passa, principalmente, pela própria informação na instituição em conjunto com o website oficial da Universidade Europeia.
The consumer's decision-making process is, nowadays, also mediated in electronic form. The current reality is ruled by digital phenomena with enough force to influence how the consumer decides and purchase, such as the Social Media phenomenon. Nowadays, it takes a place on the lives of online surfers, and allow a level of communication never before seen, something that comes directly influences behavior such as ROPO (Research Online Purchase Offline), which tend to be more frequent. Higher education in Portugal, specifically master's degrees, is in a state of increase of applicants as well as increased competition, and it is in this perspective, that this study aims to determine whether the Social Media are taken into account and contribute to the satisfaction making purchasing decision, a master's degree at the same institution, the Universidade Europeia. To this end, we performed a quantitative research through a questionnaire administered to 76 individuals who attended a master's degree at the institution. The results showed that the majority of consumers in the Universidade Europeia resorted to Social Media in their decision making process, but only the assessment of alternatives in Social Media proved to have a positive influence in the process. The confidence in the sources that influence this process, goes mainly, by own information on the institution along with the oficial Universidade Europeia’s website.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9659
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