Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório final da prática de ensino supervisionada: A importância da linguagem oral e escrita em contexto pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CAPA E SUBCAPA.pdf60.63 KBAdobe PDF Download
Agradecimentos, resumo, abstract.pdf155.37 KBAdobe PDF Download
Relatório Final Catarina Pedro.pdf1.43 MBAdobe PDF Download
Anexo I.pdf8.26 KBAdobe PDF Download
Anexo II.pdf136.19 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Nos dias de hoje, cada vez mais são as horas que as crianças passam no jardim-de-infância, devido à ausência dos pais por questões profissionais. Deste modo, o jardim-de-infância tem de estar pronto a responder às necessidades dos pais, e sobretudo, às das crianças. A evolução nas ciências educativas tem tido um grande impacto neste tipo de instituições, pois facilitam a aquisição de novas estratégias e capacidades de chegar eficazmente às exigências das crianças, assim o jardim-de-infância deve responsabilizar-se pela evolução gradual de cada criança, atendendo as suas dificuldades cognitivas e físicas através de atividades. Apesar da nossa sociedade ser evoluída ao nível da comunicação, e oferecer à população a oportunidade de melhorar as suas interações verbais, existem ainda um número significativo de pessoas com algumas dificuldades nesta área. Assim, neste relatório pretendemos demonstrar o impacto que a linguagem oral e a abordagem à escrita tem na vida de uma criança dos 4 aos 6 anos, com o apoio das metas de aprendizagem e as orientações curriculares para a educação pré-escolar. É de salientar que todas as atividades realizadas foram idealizadas segundo as características do grupo e do ambiente educativo onde a ação educativa se realizou. Todas as planificações tiveram o objetivo de promover a área da linguagem, mas, paralelamente trabalhar todas as outras áreas de conteúdo.
Nowadays, the hours that children spend in pre-school education are getting longer, due to the absence of parents by professional issues. This way pre-school education has to be prepared to the needs of parents, and, obviously, to the children’s. The evolution in educational sciences has had a major impact in such institutions, because they facilitate the acquisition of new strategies and skills to reach the demands of children, so pre-school education should be responsible for the gradual evolution of each child, meeting their cognitive and physical difficulties through activities. Despite our society be developed at the communication level, and offer people the opportunity to improve their verbal interactions, there are still a significant number of people with some difficulties in this area. So, in this report we intend to demonstrate the impact that oral language and the approach to writing has to the life of a child from 4 to 6 years old, with the support of goals of learning and curriculum guidelines for pre-school education. Please note that all the activities were planned according to the characteristics of the group and with the educational environment where the activities were conducted. All lessons plans were to promote the language area, but also to work, alongside, all other content areas.

Description

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue