Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/9125
Título: Teatro musical com repertório tradicional português com crianças e músicas profissionais
Outros títulos: aprendizagens musicais, sociais e culturais no 1º ciclo
Autor: Fernandes, Vânia Patricia Ferreira
Orientador: Godinho, José Carlos
Palavras-chave: Aprendizagens musicais, sociais e culturais
Papel do professor
Canto infantil
Teatro musical
Redes de parceria
Música tradicional
Musical, social and cultural learning
Teacher's role
Children's singing
Musical theater
Partnership networks
Traditional music
Relatório de projeto de investigação
Relatório estágio
Data de Defesa: Mar-2015
Resumo: Este projeto centra-se na Interpretação de um Teatro Musical com recurso à Música Tradicional Portuguesa com crianças do 1º ciclo em parceria com músicos profissionais. Foi implementado na Escolinha Tia Ló em Birre, na vila de Cascais, ao longo de 14 sessões, com 4 turmas, uma de cada ano do 1º Ciclo. As sessões culminaram na apresentação do espetáculo no dia 16 de Dezembro de 2014 no Centro Cultural de Cascais. Foram convocados vários autores para sustentar e enquadrar a temática abordada ao longo do trabalho nomeadamente Keith Swanwick com a metodologia ClAsP; Pauline Adams com a importância do papel do professor e das redes de parceria e Kodály com a importância da utilização pedagógica da música tradicional, introduzida pela primeira vez pelo próprio. Foi desenvolvida paralelamente uma investigação que pretendeu verificar as aprendizagens musicais, sociais e culturais desenvolvidas pelos alunos. Os resultados demonstram que as crianças desenvolvem técnicas vocais não só através da aprendizagem do repertório mas também com hábitos regulares de exercícios vocais e corporais. Demonstram ainda que as crianças valorizam a música tradicional Portuguesa nesta fase em que o seu gosto ainda não se encontra formatado. Valorizam também o esforço e a dupla função professor/músico.
This project focuses on the interpretation of a musical theater using the traditional Portuguese music with children in the 1st cycle in partnership with professional musicians. It was implemented at Escolinha Tia Ló in the village of Cascais, over 14 sessions, with 4 classes, one from each year of the 1st cycle. The sessions culminated in the presentation of the show on December 16, 2014 at Centro Cultural de Cascais. Several authors were invited to support and contribute to the theme addressed throughout the work including Swanwick and the ClAsP method; the importance of the teacher's role and partnership networks with Adams and the importance of pedagogical use of traditional music, first introduced by Kodaly musicologist. An investigation was developed alongside that sought to check the musical, social and cultural learning developed by the students. The results show that children develop vocal techniques not only by learning the repertoire but also with regular habits of vocal and physical exercises. They also show that children value the traditional Portuguese music at this stage that their taste is not yet formatted and that children value the effort and the dual function teacher / musician.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/9125
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vania Fernandes - Relatorio 2015.pdfDocumento principal749,29 kBAdobe PDFVer/Abrir
Planificação das aulas de Expressão Musical 1 e 2 anos.pdf112,43 kBAdobe PDFVer/Abrir
Planificação das aulas de Expressão Musical 3 ano.pdf113,63 kBAdobe PDFVer/Abrir
Planificação das aulas de Expressão Musical 4 ano.pdf105,15 kBAdobe PDFVer/Abrir
E1A.pdf31,68 kBAdobe PDFVer/Abrir
E1B.pdf31,59 kBAdobe PDFVer/Abrir
E2A.pdf36,56 kBAdobe PDFVer/Abrir
E2B.pdf34,28 kBAdobe PDFVer/Abrir
E2C.pdf23,88 kBAdobe PDFVer/Abrir
E3A.pdf37,51 kBAdobe PDFVer/Abrir
E3B.pdf37,16 kBAdobe PDFVer/Abrir
E3C.pdf38,82 kBAdobe PDFVer/Abrir
E3D.pdf36,98 kBAdobe PDFVer/Abrir
E4A.pdf39,3 kBAdobe PDFVer/Abrir
E4B.pdf37,53 kBAdobe PDFVer/Abrir
E4C.pdf26,48 kBAdobe PDFVer/Abrir
IEEE1.jpg242,09 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
IEEE2.jpg256,75 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
IQP1.pdf32,39 kBAdobe PDFVer/Abrir
IQP2.pdf26,24 kBAdobe PDFVer/Abrir
IQP3.pdf29,17 kBAdobe PDFVer/Abrir
IQP4.pdf26,4 kBAdobe PDFVer/Abrir
Modelo IQEE.pdf24,06 kBAdobe PDFVer/Abrir
Notas de campo.pdf37,61 kBAdobe PDFVer/Abrir
1ano-semana2.pdf85,15 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano1-semana3.pdf84,69 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano1-semana4.pdf84,71 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano1-semana5.pdf84,7 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano1-semana6.pdf84,8 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano1-semana7.pdf85,23 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano1-semana8.pdf85,34 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano1-semana9.pdf84,85 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano1-semana10.pdf84,67 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano1-semana11.pdf84,67 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano1-semana12.pdf84,67 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano1-semana13.pdf85,18 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano2-semana2.pdf85,81 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano2-semana3.pdf85,72 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano2-semana4.pdf85,74 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano2-semana5.pdf85,76 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano2-semana6.pdf85,8 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano2-semana7.pdf85,22 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano2-semana8.pdf85,81 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano2-semana9.pdf85,79 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano2-semana10.pdf85,75 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano2-semana11.pdf85,63 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano2-semana12.pdf85,64 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano2-semana13.pdf85,12 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano3-semana2.pdf87,73 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano3-semana3.pdf93,99 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano3-semana4.pdf87,96 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano3-semana5.pdf87,96 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano3-semana6.pdf88,08 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano3-semana7.pdf88 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano3-semana8.pdf87,99 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano3-semana9.pdf88,06 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano3-semana10.pdf87,95 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano3-semana11.pdf87,69 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano3-semana12.pdf87,69 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano3-semana13.pdf87,43 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano4-semana2.pdf83,61 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano4-semana3.pdf83,61 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano4-semana4.pdf84 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano4-semana5.pdf83,94 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano4-semana6.pdf84,05 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano4-semana7.pdf83,73 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano4-semana8.pdf83,83 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano4-semana9.pdf83,86 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano4-semana10.pdf83,69 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano4-semana11.pdf83,7 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano4-semana12.pdf83,7 kBAdobe PDFVer/Abrir
Ano4-semana13.pdf83,7 kBAdobe PDFVer/Abrir
Categorização das respostas.pdf69,01 kBAdobe PDFVer/Abrir
Programa da Apresentação.pdf218,29 kBAdobe PDFVer/Abrir
Guião com Letras.pdf3 MBAdobe PDFVer/Abrir
Guião com Partituras.pdf4,79 MBAdobe PDFVer/Abrir
Picture1.png1,72 MBimage/pngThumbnail
Ver/Abrir
Picture2.png1,73 MBimage/pngThumbnail
Ver/Abrir
Picture3.png1,76 MBimage/pngThumbnail
Ver/Abrir
Picture4.png1,31 MBimage/pngThumbnail
Ver/Abrir
Picture5.png1,58 MBimage/pngThumbnail
Ver/Abrir
Picture6.png999,34 kBimage/pngThumbnail
Ver/Abrir
Picture7.png588,39 kBimage/pngThumbnail
Ver/Abrir
Picture8.png819,65 kBimage/pngThumbnail
Ver/Abrir
Picture9.png805,27 kBimage/pngThumbnail
Ver/Abrir
Teatro Musical-Branca de Neve e as 7 Regiões.mp4358,67 MBUnknownVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.