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dc.contributor.advisorCunha, Pedro-
dc.contributor.authorArvelos, Pedro Alcântara-
dc.date.accessioned2015-02-03T19:55:58Z-
dc.date.available2015-02-03T19:55:58Z-
dc.date.issued2014-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/7674-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia de Produçãopor
dc.description.abstractO âmbito deste estudo foi o de desenvolver uma metodologia de apoio à tomada de decisão quando o problema de "make-or-buy" surge. A metodologia foi desenvolvida após uma revisão à bibliografia existente e tem como base um modelo de duas fases que onde o ambiente externo vai desencadear o processo de "make-or-buy". A primeira fase tem início com três diferentes disciplinas de valor — proximidade com o cliente, liderança do produto, e a excelência operacional, que formam a disciplina do valor para o cliente. A estas disciplinas de valor estão associados seis objetivos: custo, qualidade, variabilidade, flexibilidade, tempo e o capital humano. Na segunda fase estão disponíveis três opções: Fazer, Fazer e Comprar, e Comprar. A estrutura do modelo foi desenvolvida de forma que o Analytic Hierarchy Process (AHP) pudesse ser aplicado na classificação dos critérios considerados. Foi também desenvolvido um procedimento para a implementação de três fases, onde uma equipa multifuncional classifica os todos os critérios. A metodologia foi implementada numa empresa que opera no setor automóvel. Apesar da aplicação prática não ter seguido os passos do procedimento de implementação, determinou-se que a melhor opção era a fazer o produto em vez de comprar ou mesmo fazer e comprar. Os resultados obtidos demonstraram coerência em cada nível, uma vez que os julgamentos/decisões tomadas foram sujeitas a uma verificação de consistência ao longo do processo. No entanto, é sugerido um maior estudo empírico para avaliar a utilidade do modelo e a sua aplicabilidade em situações reais de tomada de decisão de "make-or-buy". Este estudo seria acompanhado por "workshops" nas empresas onde a metodologia seria implementada, bem como pelo desenvolvimento de software que facilite a aplicação da metodologia de AHP.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDecisões "make-or-buy"por
dc.subjectExternalizaçãopor
dc.subjectProdução internapor
dc.subjectTomada de decisãopor
dc.subjectMetodologia estruturadapor
dc.subjectMEPpor
dc.titleWhen to make or buy?por
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201211203-
Aparece nas colecções:IPS - ESTS - MEDIATECA - Dissertações de mestrado

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