Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/7420
Título: Construção e desenvolvimento de carreira em cadetes da Academia Militar
Autor: Silva, Tiago
Palavras-chave: Desenvolvimento de Carreira
Valores
Interesses
Modelo Hexagonal
SDS
WIS
Data de Defesa: 1-Jul-2014
Editora: Academia Militar. Direção de Ensino
Resumo: A presente investigação pretende saber o modo como os cadetes da Academia Militar (AM) organizam os seus interesses e valores de carreira de modo a criar perfis de carreira para os diversos cursos da Academia Militar (AM). A investigação é suportada teoricamente pela teoria dos interesses e das escolhas vocacionais – o modelo hexagonal (RIASEC) proposto por Holland (1973, 1985, 1997) e o modelo da personalidade assente em valores de Super (1970). Relativamente às medidas utilizadas, foi aplicado o inventário de interesses de exploração auto dirigida - SDS na versão Career Explorer (Primi, Mansão, Muniz & Nunes,2010) e o questionário da escala de valores WIS 2ª edição (Ferreira Marques & Miranda,1995), ambos adaptados à língua portuguesa. A amostra inclui 447 cadetes do 1º ao 5º ano, sendo que 416 são do sexo masculino e 31 do sexo feminino. Os resultados obtidos evidenciam índices de consistência interna satisfatórios para as medidas usadas, bem como resultados consistentes com outros estudos semelhantes. Relativamente à amostra geral verificou-se que para os tipos de personalidade RIASEC, as médias mais elevadas registam-se nos tipos Empreendedor, Social e Investigativo, sendo que o sexo feminino pontua mais no tipo Artístico e Social e o sexo masculino no tipo Realista. Não se verificaram diferenças significativas entre os anos de frequência da AM. No que respeita aos valores WIS, as médias mais elevadas verificaram-se na Realização, Utilização das Capacidades e o Desenvolvimento Pessoal. As três mais baixas verificaram-se no Risco, Condições de Trabalho e Variedade. Observou-se que o sexo feminino valoriza mais a Utilização das Capacidades, Realização, Autonomia e a Relação Social. Relativamente aos valores, obtiveram-se diferenças entre os diversos anos de frequência da AM. A análise ao agrupamento dos cursos criados por preferências, permite obter perfis de interesses e valores distintos entre os mesmos, o que corrobora a pertinência e objetivo desta investigação.
Abstract This investigation aims to know how the Portuguese Military Academ y cadets organize their career interests and values and determine career profiles (based on interests and values) according to the different careers of the Portuguese Military Academy. This investigations is theoretically based on Holland’s (1973, 1985, 1997) interest and vocational choices theory – the hexagonal model (RIASEC) and Super’s (1970) value based personality model. Regarding the instruments used, it was applied the Self-Directed Search inventory form, Career Explorer version (Primi, Mansão, Muniz & Nunes,2010) and the 2nd edition of the WIS value scale (Ferreira Marques & Miranda,1995), both adapted to the Portuguese language. The sample includes 447 Cadets from the 1st to the 5 th year, of which 416 are male cadets and 31 are female cadets. The results obtained evidence good precision and validity levels regarding the instruments used and when compared with other similar studies. Regarding the whole sample, results showed higher means in the Enterprising, Social and Investigative types. Female cadets scored higher in the Artistic and Social types whereas male cadets scored higher in the Realistic type. No significant differences were observed between the years that the cadets attended. Concerning the WIS values, the highest means were: Achievement, Ability Utilisation and Personal Development. The three lowest were: Risk, Working Conditions and Variety. The female cadets value more: Ability Utilisation, Achievement, Autonomy and Social Relations. Regarding the values, there were differences between the years that the cadets attended. The analysis done to the different career clusters created by the cadet’s preferences allows obtaining different interests and value profiles, which corroborate the relevance and objective of this investigation
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/7420
Aparece nas colecções:AM - CS - CSC - Trabalho de Investigação Aplicada (TIA) - Mestrado Integrado

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