Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/6927
Título: O processo de integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas em contextos de educação de infância
Autor: Janeiro, Catarina do Cabo
Orientador: Pires, Ana Luísa de Oliveira
Palavras-chave: Equipa pedagógica
Integração/inclusão
Trabalho de equipa
Comunidades de prática
Educação de infância
Educational team
Integration/inclusion
Teamwork
Communities of practice
Childhood education
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Data de Defesa: Mar-2014
Resumo: Este projeto de investigação apresenta como temática a integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas, em contextos de educação de infância. O relatório procura articular a teoria e a prática educativas, através da interligação entre a fundamentação teórica e a reflexão das experiências vividas durante os períodos de estágio em creche e jardim-de-infância, incluídos no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar. Fundamentado numa metodologia qualitativa e num paradigma interpretativo, este estudo, assente na investigação-ação, procura encontrar respostas que proporcionem a melhoria do processo de integração/inclusão de um novo membro em equipas pedagógicas já formadas. Foram tomadas opções metodológicas de recolha e análise de informação, com o objetivo de compreender as conceções das equipas pedagógicas dos contextos de estágio e de identificar pistas para a otimização dos processos em estudo. Por fim, são tecidas algumas considerações globais sobre a investigação, destacadas as respostas encontradas para a questão de partida e referidas algumas estratégias para intervenção futura.
This research project main theme is the integration/inclusion of a new member in the educational teams, in the context of early childhood education. This report seeks to articulate both theoretical and educational practices, by linking theoretical reasoning and reflexes of training experiences throughout nursery school and kindergarden, included in the Masters in Preschool Education’s programme. It is based on a qualitative methodology and on an interpretative paradigm. This study, based on research-action, searches for answers that may provide an improvement in the process of integrating a new member in previously existing educational teams. Regarding the inclusion of trainees in the educational teams and the description and interpretation of their views about the theme, methodological options for collecting and analysing information were taken. Lastly, there are some global considerations regarding the study, especially the answers provided for the main question, and some future strategies will be presented.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/6927
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório do Projeto de Investigação - CatJaneiro.pdfDocumento principal536,51 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.