Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/6190
Título: O jogo no desenvolvimento da criança disléxica
Autor: Marques, Daniela de Almeida
Palavras-chave: Necessidades educativas especiais
Dislexia
Jogo
Data de Defesa: Mar-2014
Resumo: A presente dissertação de mestrado tem como finalidade apresentar uma breve perspetiva do objeto de investigação que se centrou, em primeiro lugar, numa pesquisa teórica sobre a dislexia, o jogo e os benefícios do jogo em crianças disléxicas, tendo como objetivo obter conhecimentos sobre a temática que me propus investigar. Com este trabalho pretende-se explorar as conceções que os docentes possuem acerca da dificuldade específica de aprendizagem, dislexia, e se consideram e aplicam o jogo como promotor de aprendizagem, em alunos disléxicos. Temos como objetivos aferir se a posse ou não de formação especializada em EE influencia o conhecimento que os docentes têm relativamente às características das crianças com dislexia; aferir se os docentes possuem competências para orientar e auxiliar alunos disléxicos; perceber se os docentes consideram o jogo um instrumento facilitador de aprendizagem; perceber se os docentes aplicam o jogo como estratégia de aquisição de competências, em alunos disléxicos e aferir a importância da articulação entre as equipas interdisciplinares para o desenvolvimento das competências de um aluno disléxico mediante a utilização de jogos educativos. Participaram neste estudo 148 docentes, de vários níveis de ensino, para os quais foi elaborado um questionário constituído, nomeadamente, por questões fechadas. Após a análise das mesmas conclui-se que, de facto, independentemente dos anos de serviço e consequente experiência profissional, parte significativa dos docentes identifica a dislexia, as suas características e recorre ao jogo como instrumento e estratégia facilitador de aprendizagem. Em virtude dos resultados conclui-se que o jogo promove o desenvolvimento da criança com dislexia.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/6190
Aparece nas colecções:ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Daniela Marques.pdf1,89 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.