Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/5555
Título: Maus tratos em crianças e jovens em contexto familiar
Autor: Antão, Ginga Ngola Francisco André
Orientador: Soeiro, Cristina
Palavras-chave: Maus tratos
Família
Crianças
Jovens
Data de Defesa: Out-2013
Editora: Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
Resumo: Neste trabalho apresenta-se a análise efetuada a um conjunto de trinta e quatro processos psicossociais com a aplicação de medida de promoção dos direitos e proteção de crianças e jovens em perigo, nomeadamente a medida de apoio junto dos pais ou de outro familiar e disponibilizados por uma Equipa de Apoio à Família. Caracteriza-se a tipologia de maus tratos existentes em contexto familiar, as crianças e jovens em função dos fatores de risco, bem como as famílias das mesmas e os fatores de risco do contexto social.
A análise foca-se particularmente na ocorrência simultânea das situações de maus tratos e de violência doméstica, a ocorrência de múltiplas formas de maus tratos na mesma criança e sobre a incidência das situações de maus tratos em grupos sociais economicamente mais desfavorecidos.
Os dados para análise foram recolhidos através de uma Ficha de Diagnóstico sendo este o instrumento utilizado na intervenção das Equipas de Apoio à Família. O instrumento utilizado para análise do presente trabalho foi o Questionário de Avaliação de Maus Tratos e Negligência e Abuso Sexual (Calheiros, 2006).
Os resultados obtidos apontam para a predominância de situações de ocorrência simultânea de situações de negligência e maus tratos físicos e psicológicos. Foram ainda identificadas associações relevantes entre a ocorrência de situações de maus tratos a crianças e jovens e a existência de ambientes familiares caracterizados por situações de violência doméstica entre os elementos adultos.
Os resultados apontam ainda para associações significativas entre as situações de maus tratos a crianças e jovens e contextos familiares pertencentes a grupos socio económicos desfavorecidos, apresentando-se maioritariamente em situação de desemprego, residindo em bairros sociais ou desfavorecidos, com baixo nível de escolaridade, subsistindo de apoios sociais de entidades públicas ou serviços da comunidade.
Descrição: Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Psicologia Forense e Criminal
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/5555
Aparece nas colecções:EM - ISCSEM - Psicologia Forense e Criminal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2013_Antão, Ginga Ngola Francisco André.pdf784,95 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.