Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/3569
Título: Na creche tudo acontece! Famílias envolvidas com práticas enriquecidas
Autor: Lopes, Andreia Raquel Martins
Palavras-chave: Relatório
Papel da família
Jardim de infância
Prática pedagógica
Actividades recreativas
Data: Set-2012
Resumo: As exigências profissionais existentes levam cada vez mais que as famílias recorram às creches como respostas às suas necessidades. Esse fator fez com que o número de creches em Portugal tenha aumentado, indo ao encontro dessas necessidades. O número de creches aumentou e cresceu também o número de profissionais nessa valência, contudo é importante que estes estejam sensibilizados para as necessidades desta faixa etária e só assim conseguirão dar uma resposta de qualidade. Este trabalho surgiu dessa preocupação, que incide fundamentalmente no trabalho pedagógico na creche e da qualidade do mesmo. O facto de não existirem orientações curriculares que abranjam as idades dos 0 aos 3 anos, como no ensino Pré-Escolar, dificulta o trabalho dos profissionais, porém estes não devem deixar de refletir diariamente sobre as suas práticas de forma a procurar melhorá-las. Através do relato sintetizado da minha prática em creche, procurei demonstrar que também aqui existe uma intencionalidade pedagógica no decorrer da sua rotina e das suas atividades. A procura diária de parcerias de forma a envolver as famílias foi outro dos meus desafios diários, pois, para mim só assim faz sentido trabalhar na área da educação. Pretendi a participação ativa dos pais, em muitas das atividades e/ou na aquisição de diferentes materiais, para que o trabalho realizado na escola fosse feito em parceria e harmonia com o que é o feito em casa. A importância da participação da família na creche já faz parte do senso comum mas em muitas escolas, a relação escola/família é pouco eficaz ou inexistente, contudo compete aos profissionais procurar pensar e dinamizar atividades motivadoras para envolver as suas crianças e a família. É também importante sensibilizar os restantes docentes para tornarem a creche num espaço recetivo ao envolvimento parental, para que todos colaborem de uma forma harmoniosa e que isso se traduza numa melhoria no ambiente educativo e na motivação das crianças. Dar a conhecer a minha prática educativa poderá ajudar outros colegas a não se sentirem perdidos no seu dia-a-dia e a tomarem consciência do quão é importante aprender a brincar e a brincar aprender. Outro dos meus desafios passa por uma reflexão sobre as atividades e estratégias desenvolvidas.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/3569
Aparece nas colecções:ESEJD - Educação Pré-Escolar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf1,92 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.