Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/27790
Título: A investigação como eixo estruturante da formação de educadoras de infância. Um balanço crítico do dispositivo posto em prática no Mestrado em Educação Pré-EScolar na ESE-IPS
Autor: Pires, Ana Luísa de Oliveira
Pinheiro, Augusto
Palavras-chave: Investigação-ação
Educação de infância
Formação inicial de educadores de infância
Obstáculos epistemológicos
Dualismo cartesiano
Pensamento narrativo
Action-research
Childhood education
Initial teacher training
Epistemological obstructions
Cartesian dualism
Narrative thinking
Data: 2018
Editora: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação
Citação: Pires, A. L. O., & Pinheiro, A. (2018). A investigação como eixo estruturante da formação de educadoras de infância. Um balanço crítico do dispositivo posto em prática no Mestrado em Educação Pré-EScolar na ESE-IPS. Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 6(2), 20-34.
Resumo: Este artigo apresenta um balanço crítico do dispositivo de investigação implementado no Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE-IPS, problematizando o papel da investigação na formação inicial dos Educadores de Infância, através da análise das suas opções epistemológicas, metodológicas e pedagógicas. A partir duma análise temática dos projetos de investigação finalizados nos últimos cinco anos, procura-se desocultar os interesses de investigação nos quais se enraízam as problemáticas em estudo, bem como os principais problemas e dificuldades sentidos. A este nível, focamo-nos de forma particular nas discrepâncias existentes entre as modalidades tradicionais do pensamento adotadas maioritariamente pelos académicos e pelos estudantes e as conceções epistemológicas-ontológicas em que se fundam o paradigma interpretativo, a investigação qualitativa e a investigação-ação.
This article presents a critical assessment of the research system implemented in the ESE-IPS Master's Degree in Pre-School Education, problematizing the role of re-search in the initial training of Childhood Educators through the analysis of its epistemological, methodological and pedagogical options. Based on a thematic analysis of the research projects completed in the last five years, it is sought to uncover the research interests in which the problems under study are rooted, as well as the main problems and difficulties experienced. At this level, we focus in particular on the discrepancies between the traditional modes of thought adopted mostly by academics and students and the epistemological-ontological conceptions on which the interpretive paradigm, qualitative research and action-research are based.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/27790
ISSN: 1647-3078
Versão do Editor: http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/184
Aparece nas colecções:IPS - ESE - DCSP - Artigos científicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A investigação como eixo estruturante da formação de educadores de infância - pp. 20-34.pdf325,86 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.