Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.26/27785
Title: A motivação para envolvimento em atividades desportivas em estudantes do ensino superior de desporto e enfermagem
Author: Viegas, André
Ressureição, André
Roque, Ruben
Figueiredo, Teresa
Nunes, Paulo
Figueira, Ana
Pereira, Ana
Santos, Fernando
Espada, Mário
Keywords: Motivação
Enfermagem
Desporto
Prática desportiva
Motivation
Nursing
Sport
Sports practice
Issue Date: 2018
Publisher: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação
Citation: Viegas, A., Ressureição, A., Roque, R., Figueiredo, T., Nunes, P., Figueira, A., Pereira, A., Santos, F., & Espada, M. (2018). A motivação para envolvimento em atividades desportivas em estudantes do ensino superior de desporto e enfermagem. Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 6(2), 12-19.
Abstract: Este estudo teve como objetivo operacional estudar e perceber a importância que os vários indicadores de motivação têm para as várias modalidades desportivas. A nossa amostra consistiu em 50 alunos do curso de Enfermagem do Instituto Politécnico de Setúbal, 11 masculinos e 39 femininos, e 50 alunos do curso de Desporto do Instituto Politécnico de Setúbal, 40 masculinos e 10 femininos. Alguns questionários “Motivações para as Atividades Desportivas” (QMAD) foram preenchidos no local e outros foram preenchidos via internet. Concluímos, neste estudo que os alunos do curso de Desporto são os que apresentam maior motivação para praticar desporto. A categoria “Realização/Estatuto” foi a que se revelou menos motivante tanto para os alunos de Desporto como para os de Enfermagem.
This study aimed to compare the importance of several indicators of motivation have throughout different sports. Our sample consisted on 50 nursing students of the Instituto Politécnico de Setúbal, 11 male and 39 female and 50 students of the course of Sport of the Instituto Politécnico de Setúbal, 40 men and 10 women. Some questionnaires "motivations for Sports activities" (QMAD) were filled on the spot and others were filled via the internet. We concluded that the students of the course of Sports have greater motivation to practice sport. The category "Achievement/Status" was the one which motivated the less both sports students and nursing students.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/27785
ISSN: 1647-3078
Publisher Version: http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/171
Appears in Collections:IPS - ESE - DCT - Artigos científicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A motivação para envolvimento... desporto e enfermagem - pp. 12-19.pdf446,2 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.