Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/2572
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCalha, António-
dc.date.accessioned2012-10-11T15:45:39Z-
dc.date.available2012-10-11T15:45:39Z-
dc.date.issued2012-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/2572-
dc.description.abstractA educação de adultos tem vindo a ser reordenada com base em políticas e práticas que consolidam o discurso em torno da aprendizagem ao longo da vida. Entre as novas ofertas educativas destinadas ao público adulto sobressai, pela sua originalidade, o Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), assente na valorização das aprendizagens não-formais e rompendo com os tradicionais modelos de educação escolar. As práticas de reconhecimento, validação e certificação de competências, ainda que orientadas pelos Referenciais de Competências-Chave, são bastante diversificadas e contextualizadas. Apesar da diversidade de instrumentos utilizados pelos Centros Novas Oportunidades, o processo RVCC baseia-se num conjunto de pressupostos metodológicos: o Balanço de Competências e a abordagem Autobiográfica. A metodologia adotada, baseada sobretudo na escrita, visa promover um trabalho reflexivo do adulto sobre si mesmo, permitindo o reconhecimento do valor das suas experiências de vida. Nesta comunicação iremos apresentar alguns resultados da análise de um corpus documental de cem autobiografias elaboradas por adultos que passaram pelo sistema RVCC em quatro Centros Novas Oportunidades da região Alentejo. Iremos centrar-nos, sobretudo, nos relatos das experiências escolares destes indivíduos e na forma como na narrativa dos candidatos é gerida toda uma economia de justificações da experiência e do abandono escolares.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectReconhecimentopor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectAutobiografiapor
dc.subjectEscolapor
dc.titleEntre a vitimização e o heroísmo: relatos autobiográficos da experiência escolar produzidos no âmbito do processo RVCCpor
dc.typeconferenceObjectpor
degois.publication.locationUniversidade do Porto - Faculdade de Letras - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educaçãopor
degois.publication.titleVII Congresso Português de Sociologiapor
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas colecções:IPP - C3i - Comunicações em Congressos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PAP1247_ed.pdf481,58 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.