Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/25084
Título: Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL
Autor: Justino, Júlia
Rafael, Silvano
Palavras-chave: Metodologia centrada no aluno
Aprendizagem ativa
Ensino colaborativo
Learner-centred approach
Active learning
Collaborative teaching
Data: 2018
Citação: Justino, J., Rafael, S.(2018). Caso de estudo: Aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL. Medi@ções, Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 6 (2), pp. 3-11.
Resumo: O presente artigo decorre de um estudo realizado à aplicação da metodologia cen-trada no aluno de uma nova unidade curricular de matemática desagregada do ambiente de aprendizagem por projetos de um novo curso técnico superior profis-sional no ensino superior. Salientam-se os principais objetivos gerais pretendidos e indicam-se as técnicas pedagógicas que se consideraram adequadas para serem aplicadas neste contexto. O estudo segue uma abordagem quantitativa, baseada em inquéritos e complementada por ações típicas de abordagem qualitativa. São refe-ridos alguns aspetos relativos à atitude dos alunos, individualmente e em grupo, antes da aplicação da metodologia e depois da aplicação das técnicas pedagógicas referidas. Apresenta-se o método de avaliação e a forma como foi utilizado. São apresentados e discutidos os resultados do desempenho escolar onde se destaca uma taxa de sucesso de 81%.
The application of a learner-centred approach on a new course of mathematics isolated from the project learning environment of a new polytechnic graduation (2 years – 180 ECTS) is studied in this paper. The overall objectives pursued are highlighted and the suitable learning techniques are pointed in this context. The study follows a quantitative approach, based on surveys and complemented by typical actions of the qualitative approach. Some aspects related to students' atti-tude, individually or in a group, are mentioned, before and after the application of the learning techniques aforementioned. The method of evaluation used in this approach is presented as well as the students’ outcomes over which a success rate of 81% stands out.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/25084
Aparece nas colecções:IPS - ESTS – DMAT - Artigos científicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RevistaMediaESE_Volume6_2_2018_JJ_SR.pdf261,06 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.