Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/24888
Título: Contribuições do educador de infância na construção da identidade da criança: (dos 0 aos 6 anos)
Autor: Tavares, Inês Silva
Orientador: Pinheiro, Augusto
Palavras-chave: Identidade
Crianças
Educação de infância
Identity
Children
Kindergarten education
Data de Defesa: Dez-2014
Resumo: O presente projeto de investigação intitulado “Contribuições do Educador de Infância na construção da identidade da criança (dos 0 aos 6 anos)” tem como objetivo compreender de que forma é que o educador, na sua prática, se pode tornar num elemento importante e decisivo para a construção da identidade de cada criança de forma saudável. Este estudo assenta na abordagem da investigação-ação, utilizando instrumentos de recolha de informação através da observação participante, análise documental dos projetos de sala, e conversas formais e informais com as educadoras. O projeto foi desenvolvido com base em dois contextos de estudo no âmbito das unidades curriculares Estágio I e Estágio II que decorreram nas valências de Creche e Jardim de Infância, pertencentes ao plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este estudo permitiu compreender a necessidade existente em concentrarmos a nossa atenção de profissionais de educação nesta temática. Foi possível compreender que as atitudes do educador podem ser extremamente positivas ou negativas para a construção da identidade da criança, já que as mesmas se evidenciaram nas práticas educativas analisadas. Ao longo da construção da identidade do educador, este deve ter sempre em análise a sua própria ação, tendo certeza que esta vai ao encontro ao desenvolvimento holístico das crianças
The present research Project untitled “Kindergarten Teacher’s Contribution for the Construction of Children’s Identity (from 0 to 6 years)” has the main propose of understanding in which ways, the Kindergarten Teacher, in his action, can become an important and decisive element for the construction of children’s identity in a healthy way. This study is based on action research approach, using instruments of information collection through the participant observation, the analysis of class projects, and formal and informal dialogues with the educators. This project was developed based on two study contexts within the Curriculum Units of Stage I and Stage II, respectively in valences of nursery and kindergarten, which belong to the study plan of Preschool Education’s Master Degree. This study allowed a clearer view of the existing need in focusing the education professional’s attention to this theme. It was possible to comprehend that the attitudes of the educator can be extremely positive or negative to the children’s identity construction, since these have been evident in the analyzed educational practices. Along the educator identity construction, it must have always in analysis its own action, having sure that it meets the holistic development of children.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/24888
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Inês Silva Tavares.pdf940,17 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.