Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/24887
Título: A expressão plástica: a reflexão pedagógica nos momentos de trabalho com a expressão plástica: uso dos objetos do quotidiano como potenciadores da expressão plástica
Autor: Miranda, Catarina Fernandes Do Carmo
Orientador: Pinheiro, Augusto
Palavras-chave: Arte
Expressão plástica
Objetos do quotidiano
Educação de Infância
Creche
Art
Plastic expression
Objects of everyday life
Childhood education
Nursery
Preschool
Data de Defesa: Dez-2013
Resumo: Sabendo que a arte deveria estar sempre interligada com as restantes atividades, e também tendo em conta o valor que a arte apresentada na vida das crianças torna-se fundamental que não se dissocie a arte da educação. Com este relatório pretendeu-se entender as conceções do educador e da educadora relativamente à expressão plástica, mais concretamente o uso dos objetos do quotidiano como forma de potenciar esta expressão. A metodologia utilizada para realização deste relatório foi a investigação-ação. Esta metodologia pressupõe que todo o seu processo e desenvolvimento centrados que na ação quer na investigação. Pretende essencialmente ser uma metodologia que ajude a melhorar a prática onde esta a ser desenvolvida a ação. Tendo em linha de conta o tipo de investigação usada, foi fundamental não só observar cada contexto, mas também intervir de forma a implementar os objetivos subjacentes a este relatório. Os contextos foram tão diversos quanto possível, sendo o primeiro de creche e o segundo de pré escolar. Foram algumas as conclusões a que cheguei, muito embora, tenha consciência que este seria um estudo que poderia ser prolongado no tempo, e em diferentes contextos, podendo assim ter uma maior diversidade de observações.
Knowing that the art should always be interconnected with other activities, and also knowing the value that the art displayed in the children’s lives , becomes crucial that dosen´t exist an disassociates of the art with education. With this Study I think that I saw the conceptions of educator in relation to the expression plastic, more specifically the use of objects of everyday life as a form of potential this expression. Through a methodology of action investigation that been used in this study, was fundamental not only observe each context, but also intervene in order to implement the objectives underlying this study. The contexts were as diverse as possible, being the first nursery and the second of preschool. Were some of the conclusions to which i have arrived, though, be aware that this would be a study that could be extended in time, and in different contexts, and may thus have a greater diversity of views.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/24887
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Catarina Miranda.pdf4 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.