Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/2449
Título: Enoturismo: produto estratégico para a atractividade dos destinos turísticos
Autor: Ferreira, Filipe Rosa Reis
Palavras-chave: Enoturismo
Atractividade
Destino
Produtos Turísticos
Winetourism
Attractiveness
Destination
Tourism Products
Data de Defesa: Jun-2010
Editora: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Resumo: Este estudo pretende demonstrar a importância do enoturismo como factor de atractividade dos destinos, usando como suporte o estudo de caso aplicado à região do Ribatejo. Para além da conceptualização do enoturismo com base na perspectiva dos vários autores de referência sobre esta temática, procedeu-se à realização de dois estudos: um qualitativo através de entrevistas em profundidade com entidades ligadas directa ou indirectamente ao turismo e um estudo quantitativo, através de um inquérito por questionário. Este estudo de caso permite mostrar o tipo de desenvolvimento do enoturismo na região, definir o perfil dos seus visitantes e destacar os atributos deste produto com influência na atractividade dos destinos. O enoturismo reúne as condições necessárias para servir como produto estratégico para a atractividade dos destinos, no sentido em que se posiciona como elemento diferenciador, permite realçar as características culturais e tradicionais de um local e funciona como atractivo principal ou complementar de um destino turístico.
This study aims to show the importance of Winetourism as a factor of attractiveness to tourism destinations, supported by a case study applied to Ribatejo region. Besides the concept of Winetourism postulated by several authors and experts on this topic, we made two studies: a qualitative one through deep interviews to entities directly or indirectly related to the tourism activity and a qualitative one, through the application of a survey. This case study allows to reveal the kind of development that Winetourism is achieving in the Ribatejo region, to define a visitors profile and highlights this product attributes that have influence in destination attractiveness. Winetourism gathers the necessary conditions to act like a strategic product to destinations attractiveness, as it stands as a differentiator element, allows to enhance the local cultural and traditional characteristics and works as a main or alternative attractor of a tourism destination.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/2449
Designação: Dissertação de Mestrado em Turismo, especialização em Gestão Estratégica de Destinos Turísticos
Aparece nas colecções:ESHTE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2010.04.022_.pdf1,57 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.