Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/2417
Título: Avaliação do impacto das TIC nas agências de viagens online madeirenses
Autor: Teles, Isabel Vieira Pereira
Palavras-chave: (Re)intermediação
eCommerce
Tecnologias de Informação e Comunicação
TIC
Global Distribution System
GDS
Intranet
Extranet
Agências de viagens online madeirenses
Data de Defesa: 2010
Editora: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Resumo: Presentemente, é uma inevitabilidade para as agências de viagens considerarem a existência da Internet na forma como realizam os negócios. E é logo na definição da estratégia a definir que a mesma deve ser considerada. O posicionamento da organização no mercado, deve ser definido como online ou offline, para que seja possível articular o produto ao mercado que se pretende atingir. O ritmo de inovação é hoje e será cada vez mais acelerado, com inúmeros reflexos nas agências de viagens, o que faz com que o enfoque seja atribuído ao cliente, onde cada vez mais se pretende satisfazer as suas exigências, assim como prever as suas necessidades. Os sistemas de informação, Intranet e Extranet ocupam nesta esfera uma importância redobrada, no sentido em que estas ferramentas são parte integrante do sucesso das agências de viagens e das organizações em geral. A metodologia de investigação utilizada nesta dissertação, envolveu um inquérito por questionário às agências de viagens independentes e pertencentes a grupos nacionais, na ilha da Madeira. O objectivo foi avaliar a importância que atribuem às Tecnologias de Informação e Comunicação e de que forma a Internet está a influenciar o comportamento e a assessoria ao cliente.
Nowadays, travel agencies acknowledge the existence of the Internet as inevitable to the way that they conduct business. It should be immediately considered in the strategy setting stages. The positioning of the organization in the market should be defined as online or offline, in order to articulate the product to the intended market. The pace of innovation is today increasingly more accelerated, with diverse effects to the travel agencies, shifting the focus to the costumer, drawing more attention to the satisfaction of their demands and also to the prediction of their needs. Information systems, Intranet and Extranet have, in this context, doubled importance since these tools are an essential part to the success of travel agencies and organizations in general. The methodology applied to this essay involves a questioning survey to travel agencies, independent or attached to larger national groups, in Madeira Island. Its main objective was to size the importance that each of these attributes to information technologies and the way that the Internet is influencing their behavior concerning the client’s assistance.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/2417
Designação: Dissertação de Mestrado em Turismo, especialização em Gestão Estratégica de Destinos Turísticos.
Aparece nas colecções:ESHTE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2010.04.017_.pdf3,24 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.