Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/24131
Título: A Relação entre os gestos corporais e o ensino da expressividade
Autor: Melo, Madalena
Orientador: Rosa, Joaquim
Palavras-chave: Estágio profissional
Prática de ensino supervisionada
Ensino especializado de música
Ensino aprendizagem da viola de arco
Gestos corporais musicais
Ensino- aprendizagem da expressividade musical
Data de Defesa: 12-Fev-2015
Resumo: O presente documento é constituído por duas partes. A primeira parte consiste no relatório do estágio profissional realizado na Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN). Este estágio decorreu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino de Música, frequentado pela estagiária no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada (ISEIT) entre 2012 e 2014. Vários aspectos fundamentais do estágio são aqui descritos, sempre que possível de forma crítica e reflexiva: estrutura e objectivos do estágio, instituição de acolhimento, calendarização do estágio, participação da estagiária nas actividades da EMCN, planificação e implementação de actividades na EMCN por parte da estagiária, reflexão final. A segunda parte deste trabalho consiste no projecto de investigação levado a cabo durante o estágio. O tema desta investigação é a relação entre os gestos corporais e o ensino da expressividade. Recolheram-se dados secundários acerca da temática em causa através de uma revisão da literatura. Este foi o ponto de partida para a colocação de duas hipóteses: (1) Será uma prática comum no ensino da música utilizar-se os gestos corporais como estratégia didáctica para trabalhar a expressividade? (2) Poderá um trabalho pedagógico exclusivo em torno dos gestos corporais facilitadores do som e descritivos do som contribuir, a curto prazo, para uma melhoria do nível de expressividade dos alunos, concretamente no que diz respeito ao som por eles produzido? Procurámos responder a estas questões com uma recolha de dados primários. Esta recolha fez-se através de um questionário realizado aos professores de cordas friccionadas da EMCN e de um estudo experimental realizado com dois alunos de viola de arco também da EMCN.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/24131
Designação: Mestrado em Ensino de Música
Aparece nas colecções:IP - ISEITA - Mestrados

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Madalena Melo.pdf1,03 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.