Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/23900
Título: Projeto de articulação da marca Instituto Politécnico de Coimbra com as marcas das unidades orgânicas
Autor: Fernandes, Sara Isabel Ventura
Orientador: Santos, Nuno Miguel Fortes Fonseca
Palavras-chave: Conceito de Marca
Brand Equity
Vantagem Competitiva
Valores
Proposta
Notoriedade
Imagem
Posicionamento
Data de Defesa: 2018
Resumo: No âmbito dos planos de marketing das organizações, a gestão da marca atua como um elemento estratégico para a construção de vantagem competitiva. A marca funciona como um sinal, que permite aos consumidores reconhecerem os valores e a proposta subjacente, e contribuí para a valorização dos ativos organizacionais. Neste sentido, o conceito de brand equity tem sido perspetivado com base em diversos paradigmas e são apresentadas múltiplas fontes de valor, sendo que três são citadas frequentemente: notoriedade, lealdade e imagem. A diferenciação e o posicionamento são cruciais para as instituições de serviços. A marca auxilia a superar riscos associados à intangibilidade, perecibilidade e inseparabilidade, ao aumentar a confiança dos consumidores. É importante que as marcas reflictam sobre o posicionamento – características distintivas, público-alvo, concorrentes e ocasiões de uso, visto que este é o elemento da proposta de valor a ser ativamente comunicado. A identidade da marca fornece direção e propósito ao funcionar como elemento de orientação para o interior e exterior das organizações. A gestão de várias identidades distintas leva a conflitos internos em organizações que detém várias marcas. A solução é encontrar uma arquitetura rentável, que auxilie na projeção da marca individualmente e, simultaneamente, como membro de um sistema que se suporta mutuamente. Através de um olhar intra-institucional, o projeto defende uma proposta de tipologia de arquitetura para o Instituto Politécnico de Coimbra. Esta está baseada na noção holística de marca, definição de posicionamento e identidade apresentados.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/23900
Designação: Mestrado em Marketing e Comunicação
Aparece nas colecções:ESEC – Trabalhos de Projeto | Relatórios de Estágio | Projetos de Investigação

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