Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/23109
Título: Painéis Sandwich em compósito para redução de vibração e ruído em aeronaves: validação experimental
Autor: Santos, Marta
Orientador: Araújo, Aurélio
Duarte, Filipa
Almeida, Ivo
Palavras-chave: Força Aérea Portuguesa
UAV
Vibração
Ruído
Painéis em compósito
Sandwich
Ensaios experimentais
Data de Defesa: 2017
Resumo: A Força Aérea Portuguesa, através do projeto PERSEUS, tem vindo a desenvolver várias plataformas não tripuladas com o propósito de as integrar num sistema europeu de vigilância marítima. No desenvolvimento do seu recente UAV, surgiu a necessidade de criar dois painéis em compósito para proteger os sistemas aviónicos da aeronave das vibrações e do ruído provocados pelo motor. Pretende-se com a presente tese perceber qual ou quais as melhores configurações internas para os dois painéis de compósito, em sandwich, utilizando apenas os materiais existentes na CIDIFA. A escolha de utilizar estruturas em sandwich teve o propósito de caracterizar experimentalmente o seu comportamento dinâmico, e compreender de que maneira a introdução de um núcleo (neste caso de espuma) melhora a capacidade de absorção de vibração e ruído de uma estrutura. Com vista a esse fim, foram fabricadas placas sandwich em compósito com diferentes composições e diferentes materiais, nomeadamente fibra de vidro de carbono. Adicionamente, foram também fabricadas placas com núcleos duplos de espuma (com fibra no interior) para serem comparadas com as placas sandwich tradicionais de um único núcleo. Os ensaios experimentais foram divididos em duas partes: vibrações e ruído. Os ensaios de vibrações, que decorreram no IST, tiveram o objetivo de recolher as funções de resposta de cada um dos provetas, para que a sua respetiva análise permitisse calcular os coeficientes de amortecimento de cada frequência natural (em cada placa), tendo sido empregues, para o efeito, dois métodos de processamento diferentes. Os ensaios de ruído, realizados na FEUP, possibilitaram quantificar, de forma bastante simples, a quantidade de ruído que é absorvida por cada placa. Do estudo dos resultados obtidos, em ambos os ensaios experimentais, foi possível apresentar diferentes soluções para os dois problemas propostos na dissertação, simulando diferentes cenários e limitações possíveis de serem exigidas pela FAP.
Descrição: Alferes Aluna Engenharia Aeronáutica 137736-B
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/23109
Aparece nas colecções:AFA - DE - ACEA - Trabalhos Finais de Mestrado



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