Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/23098
Título: O stress e a sua influência no desempenho dos alunos da Academia da Força Aérea Portuguesa
Autor: Bola, Pedro
Palavras-chave: Stress
Fontes de stress
Academia da Força Aérea
Data: 2017
Citação: BOLA, Pedro Alexandre Ramos Nunes - O stress e a sua influência no desempenho dos alunos da Academia da Força Aérea Portuguesa. 2017. 14 p. Artigo realizado pelo mestrando na Academia da Força Aérea, no âmbito do Curso de Mestrado na área Científica de Pilotagem Aeronáutica
Resumo: Esta investigação tem como objetivos avaliar os níveis médios de stress percebido e analisar a associação existente entre o stress e o desempenho dos alunos da Academia da Força Aérea. Complementarmente, foram identificadas as fontes de stress com mais relevância para os alunos. A amostra consiste em 76 alunos, entre os 18 e os 29 anos, do Curso de Mestrado em Aeronáutica Militar do ano letivo 2016/2017. Foi utilizada uma metodologia quantitativa de recolha e análise de dados, através da aplicação de um Inquérito por Questionário. O instrumento utilizado é composto pela Perceived Stress Scale reduzida, de 10 itens, na versão portuguesa (Trigo, Canudo, Branco, & Silva, 2010), e por um questionário adaptado do Questionário de Vivências Académicas reduzido (Almeida, Ferreira e Soares, 1999) e do Student Stress Survey (Ross, Niebling, & Heckert, 1999), denominado de Questionário de Vivências Diárias. Para o agrupamento e análise dos dados foi utilizado o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Foi possível concluir que os alunos da Academia da Força Aérea percecionam níveis de stress significativamente mais elevados relativamente a outros estudantes universitários fora do âmbito militar. No entanto, não se pôde concluir com certeza que o stress influencie o desempenho, nem negativamente, nem positivamente. Conclui-se, porém, que os alunos mais novos percecionam maiores níveis de stress do que os mais velhos. A fonte de stress que mais foi identificada pelos alunos foi o ‘’Namoro’’. No entanto, foram as ‘’Mudanças na vida social’’ e as ‘’Responsabilidades acrescidas’’ que provaram ter a maior influência nos níveis médios de stress percebido dos alunos. Dos fatores identificados no Questionário de Vivências Diárias, concluiu-se que os alunos com maiores níveis de ‘’bem-estar psicológico’’ apresentam menores níveis de stress. Este estudo reforça conclusões semelhantes obtidas em investigações anteriores aplicadas tanto a contexto civil como militar, e tanto em estudantes universitários, como em trabalhadores. Foi, então, possível complementar o estado da arte relativamente a temática em estudo, acrescentando valor prático.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/23098
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