Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/23027
Título: Trabalho colaborativo entre o professor titular de turma e o professor de Educação Especial face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
Autor: Figueira, Vanda de Jesus Sardinha
Orientador: Panaças, Luísa
Palavras-chave: educação especial
necessidades educativas especiais
inclusão
professor
colaboração
special education
special educational needs
inclusion
teacher
collaboration
Data de Defesa: 9-Mai-2018
Resumo: Esta dissertação intitulada “Trabalho Colaborativo entre o Professor Titular de Turma e o Professor de Educação Especial face à Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais” aborda as práticas colaborativas entre os professores titulares de turma e professores de educação especial, do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, num concelho do Alto Alentejo. A metodologia de pesquisa que norteou a recolha de dados foi a mista, com recurso ao inquérito por questionário, 36 docentes no total,18 docentes titulares de turma e 18 docentes de educação especial (9 de cada grupo de docência e de cada agrupamento), a aulas observadas, numa turma de um dos agrupamentos e à análise documental dos Regulamentos Internos e Projetos Educativos dos Agrupamentos do nosso estudo. Os resultados apontam que para além da inclusão há uma preocupação em colaborar, articular, adaptar as atividades em função dos alunos com necessidades educativas especiais, para a concretização real de uma Escola para Todos, admitindo que a troca de experiências, ideias e estratégias são importantes para o enriquecimento de todos. Os docentes titulares de turma necessitam de formação inicial e contínua, no âmbito das necessidades educativas especiais. É também necessário mais investigação em observação direta, em sala de aula, para se verificar se existe uma inclusão efetiva.
This dissertation, entitled "Collaborative Work between the Regular Teacher and the Special Education Teacher to the Inclusion of Students with Special Educational Needs", addresses the collaborative practices between regular teachers and special education teachers from the First Cycle of Basic Education, in a municipality of Alto Alentejo. The research methodology that guided the data collection was the mixed one, using the questionnaire survey, 36 teachers, 18 regular teachers and 18 special education teachers (9 from each teaching group and from each school), the classroom observation in a school and the documentary analysis of the Internal Regulations and Educational Projects of each school. The results show that in addition to inclusion there is a concern to collaborate, to articulate, to adapt the activities according to the students with special educational needs, to the real realization of a School for All, admitting that the exchange of experiences, ideas and strategies are important for the enrichment of all. Classroom teachers need initial and continuing training in the context of special educational needs. Further observation, in the classroom, research is also needed to see if there is effective inclusion.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/23027
Designação: Mestrado em Educação Especial. Especialização em Domínio Cognitivo e Motor
Aparece nas colecções:IPP - ESECS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vanda Figueira - Tese.pdf4,74 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.