Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/18936
Título: FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO NA E PARA A INCLUSÃO: IGUALDADE DE GÉNERO
Autor: Marchão, Amélia
Henriques, Helder
Palavras-chave: Formação de docentes
Equidade
Igualdade de género
inclusão
Data: 2017
Editora: EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO
Citação: Marchão & Henriques
Resumo: A instituição escolar deve contribuir para uma sociedade mais justa, equitativa e sem estereótipos, promovendo a inclusão. O presente artigo, resultado da avaliação do percurso desenvolvido em duas oficinas de formação realizadas no Instituto Politécnico de Portalegre, aborda a escola inclusiva em sentido lato e demonstra a necessidade de intervir na consciencialização e sensibilização dos atores educativos para uma ação baseada na igualdade de oportunidades, nomeadamente no campo do género. Através de uma análise qualitativa de dispositivos e estratégias aplicadas nessa oficina de formação apresentam-se algumas representações e concepções, bem como algumas das reflexões e avaliações das/os docentes produzidas ao longo e no final do trajeto formativo. Conclui-se pela necessidade de aprofundar a formação contínua dos/as docentes e pela necessidade de se assumir uma postura consciente e reflexiva que torne a escola inclusiva uma realidade onde se assuma a igualdade de oportunidades de modo pleno.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/18936
ISSN: 2359-2087
Versão do Editor: http://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2665/1962
Aparece nas colecções:IPP - C3i - Artigos em Revistas Científicas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo, educa, 2017 2665-9536-1-PB.pdf355,91 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.