Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/18898
Título: Estudo do efeito do Country of Origin nos Produtos Açorianos: Mercados dos Lacticínios
Autor: Rego, Filipa Maria Silva
Orientador: Farinha, Nuno
Palavras-chave: Country of origin
Etnocentrismo do consumidor
Lacticínios dos Açores
Data de Defesa: 31-Jul-2017
Resumo: A presente dissertação visa estudar o impacto que o country of origin dos produtos lácteos açorianos detém junto dos consumidores, ou seja, se o fato do leite ser açoriano influencia o ato de compra dos mesmos. Este estudo tem inicio num enquadramento teórico do tema, no qual se traduz a revisão da literatura, onde serão abordados e, consequentemente, aprofundados alguns conceitos fundamentais como o efeito do country of origin e o mercado dos lacticínios dos Açores. Após concluída a parte teórica, foi feito um estudo, de modo a enquadrar o tema e, posteriormente, desvendar qual o estudo mais apropriado de maneira a responder à pergunta de partida desta investigação. Portanto, através de um estudo de mercado descritivo deu-se início à metodologia, com recurso a duas fases, fase qualitativa onde engloba uma estratégia explorativa que tem como finalidade elaborar a fase seguinte, a fase descritiva. Com recurso aos inquéritos realizados, e a toda a investigação, foi possível concluir que o efeito do country of origin está presente nos produtos açorianos, mais precisamente no leite açoriano. Este é decisivo na escolha do consumidor, sendo assim, é dada grande importância à origem de produção dos produtos lácteos.
The present dissertation aims to study the impact that the country of origin of the Azorean dairy products has to the consumers, in other words, if the Azorean milk is an important influence when choosing witch milk should we buy. This study begins with a theoretical framework of the subject manner, whereupon the literature review bases on, where will be approached some of the basic fundamental concepts such as the effect of the country of origin and the Azorean dairy business. After the conclusion of the theoretical part, a study was made, in order to frame up the theme and later on, to discover witch study is the most appropriate to answer the starting question of this dissertation. Therefore, trough a descriptive market study, the methodology was started, using two phases, qualitative phase where it includes an exploratory strategy whose purpose is to elaborate the following phase, the descriptive phase. With the request and the whole investigation, it was possible to conclude that the effect of the country of origin is present in Azorean products, more precisely in Azorean milk. This is decisive in the choice of the consumer and, therefore, great importance is given to the origin of dairy production.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/18898
Designação: Mestrado em Gestão de Marketing
Aparece nas colecções:IPAM - Lisboa - Dissertação de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de M-GM - Filipa Rego 214042.pdf2,33 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.