Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/18025
Título: Relaunch: reviver marcas portuguesas desaparecidas do mercado
Autor: Teresa, Dias Agudo Carriço de Carvalho
Orientador: Pinheiro, Cristina
Palavras-chave: Design visual
Identidade visual
Rebranding
Marca
Data de Defesa: Dez-2016
Resumo: Este projeto de investigação insere-se no âmbito do Mestrado em Design e Cultura Visual, tendo como objetivo principal explorar o conceito de rebranding numa tentativa de identificar linhas formais e princípios visuais que permitissem recriar a identidade visual de algumas marcas desaparecidas do mercado. Pretendeu-se estudar se seria possível encontrar um padrão evolutivo que permitisse relançar a imagem de algumas marcas portuguesas que entretanto desapareceram. Num exercício de cultura visual, idealizamos como seriam hoje essas marcas do ponto de vista gráfico e visual, utilizando como ponto de partida e base do projeto o estudo e evolução de algumas identidades. Como metodologia utilizamos os casos de estudo e restringimo-nos a marcas de produtos alimentares. O processo metodológico passou por uma recolha bibliográfica, pesquisa de campo com levantamento e recolha de marcas portuguesas desaparecidas do mercado. Escolhemos 3 marcas, Rajá, Fruto Real e Piratas e propusemo-nos redesenhar como teria sido a evolução das suas identidades visuais se ainda fossem um opção nas prateleiras dos supermercado. Após o desenvolvimento do projeto consideramos útil ficarmos a conhecer mais detalhadamente a evolução das marcas e o grafismo usados em cada década.
This research is within the context of the design and visual culture master degree, having as main purpose, explore the concept of rebranding in a way of identify formal lines and visual effects, that allow to recreate the visual identity of some Portuguese brands that are not longer on the active. In a visual culture exercise, we’ve imagine how this brands would like these days on a graphic and visual point of view, using as stepping point and bottom of the project the study and evolution of some of those identities. As way of work we used study cases and maintain just with food products brands. All the process went to a bibliographic collect, search on field with survey of some Portuguese food brands that disappeared of the market. We choose three of them, Rajá, Fruto Real and Piratas. Our propose was to redesign the brand, imagining how it would be the evolution of the visual identity if they’re still an option in the supermarket shelf. After the development of the project, we think that is helpful to know with more detail the branding evolution and the graphics that define itch decade.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/18025
Designação: Mestrado em Design e Cultural Visual. Ramo de especialização em Design Visual
Aparece nas colecções:IADE-U – Dissertações de Mestrado

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