Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/17229
Título: Os ativos intangíveis e a performance das empresas cotadas em Portugal
Autor: Palmeira, Mariana Inês Guiomar
Orientador: Pardal, Pedro
Palavras-chave: Ativo Intangível
Divulgação
Mensuração
Performance
Intangible Assets
Reporting
Measurement
Performance
Data de Defesa: Dez-2016
Editora: Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
Resumo: Os ativos intangíveis são uma parte importante do património das empresas, sendo que estes permitem às empresas obterem vantagens competitivas, diferenciarem-se no mercado, assim como fomentam o aumento e criação de riqueza e o crescimento das empresas. O presente estudo tem como intuito estudar os ativos intangíveis, tendo como amostra as empresas portuguesas cotadas em bolsa no período entre 2012 e 2014. Neste âmbito estabeleceram-se dois focos de análise, um relacionado com a relevância e características dos ativos intangíveis da amostra e outro acerca da influência destes ativos na performance das empresas. Os resultados do estudo permitiram identificar as principais categorias de ativos intangíveis por empresa como, o goodwill, as marcas e patentes, licenças, softwares ou I&D. Dentro destas categorias as principais categorias de investimento, em valor, são o goodwill e as licenças, sendo o goodwill a categoria mais frequente nas empresas da amostra. Por outro lado, observou-se que ao longo do período em análise o peso dos ativos intangíveis tem vindo a diminuir, embora se mantenha num nível de materialidade relevante. Quanto à sua relação com a performance empresarial, confirmou-se uma relação positiva e estatisticamente significativa entre a rendibilidade do ativo e do capital próprio, com o nível de intangíveis não mensurados e com o nível de diversificação de investimento nestes ativos. O modelo de regressão permitiu ainda evidenciar uma relação negativa com o nível de endividamento e positiva com o facto de a empresa estar cotada internacionalmente.
The intangible assets are an important part of companies’ assets, which allow these entities to obtain competitive advantages, differentiate themselves in the market, as well as to increase its value and to growth sustainability. The purpose of this study is to analyze the intangible assets in Portuguese listed companies with a sample taken from the period between 2012 and 2014. Thus, within this scope, two focus areas were established, one related to the relevance and characteristics of the intangible assets of the sample and another on the influence of these assets on the performance of companies. The results of the study allowed the identification of the major categories of intangible assets per company such as, goodwill, brands and patents, licenses, software or R&D. Within these, the main categories, in value, are the goodwill and licenses, with goodwill being the most frequent category in the studied companies. On the other hand, it was observed that over the covered period, the weight of intangible assets has been decreasing, although it remains at a certain level of materiality. Regarding its relation with business performance, a positive and statistically significant relationship was confirmed between the return on assets and on equity, with the level of non-measurement intangible assets and with a diversification in the investment on such categories of assets. The regression model also showed a negative relationship with the level of indebtedness and positive with the fact that the company is listed internationally.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Contabilidade e Finanças
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/17229
Aparece nas colecções:IPS - ESCE - CDOC - Dissertações de mestrado

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